Crowdfunding do mês: Um sistema eólico portátil que cabe numa mochila

Shine é um projeto canadiano de turbina eólica que está a fazer uma campanha na plataforma Indiegogo. O dispositivo tem a particularidade de caber numa mochila.

Se utiliza sistemas de energia portáteis que duram poucas horas, painéis solares que raramente criam energia utilizável ou estações de energia volumosas e difíceis de transportar, a Shine Turbine pode ser uma alternativa. Trata-se de um dispositivo desenvolvido no Canadá (Halifax), que consiste num carregador eólico portátil ultracompacto e altamente eficiente que permite usar o vento para criar rapidamente a sua própria energia e carregar todos os seus dispositivos portáteis (telefone, tablet ou câmara, por exemplo), a qualquer hora e em qualquer lugar desde que haja vento. Em suma, com esta fonte de alimentação portátil pode recarregar qualquer dispositivo USB, faça sol, chuva ou vento.

A Shine é uma turbina eólica de 40 W, com três pás de alta eficiência, que permite carregar os equipamentos em tempo real ou armazenar energia rapidamente para uso posterior na bateria interna Li-Ion de 12.000 mAh.

Assim, quer seja a explorar planícies ou escalar montanhas, apenas tem de configurar a Shine e, em menos de 2 minutos, terá um gerador eólico para alimentar os equipamentos eletrónicos.

Como funciona? O vento flui sobre o corpo da turbina e faz girar as três pás que a integram. Depois as baterias da turbina carregam quando nenhum dispositivo está conectado. Posteriormente, e através de um cabo USB, os equipamentos podem ser carregados. A Shine é construída para o exterior e a sua montagem é feita de alumínio 7075-T6 e revestimento do motor é feito de alumínio 6061-T6 para aeronaves.

A equipa responsável pelo projeto, em desenvolvimento desde 2018, já começou a transformar o seu protótipo no produto final e agora está a promover uma campanha de crowdfunding na plataforma Indiegogo. Março é o mês previsto para começar a comercializar o produto.

Comentários

Artigos Relacionados