AssetFloow recebe 1,5 milhões de euros de investimento e quer acelerar expansão para Europa

A solução de inteligência artificial para analisar como os consumidores movimentam-se dentro de uma loja quer triplicar equipa em Portugal e acelerar expansão na Europa e na América Latina.
A AssetFloow, que desenvolveu uma tecnologia de Inteligência Artificial capaz de descrever o comportamento dos consumidores dentro de uma loja, sem necessidade de câmaras ou sensores, recebeu 1,5 milhões de euros da GED Ventures. O investimento vai permitir triplicar a equipa de I&D em Portugal que atualmente conta com quatro colaboradores, acelerar a expansão na Europa e na America Latina, e consolidar a sua posição de liderança no mercado de análise comportamental, explica a start-up portuguesa em comunicado.
De acordo com Katya Ivanova, cofundadora e CEO da start-up, “a AssetFloow está a revolucionar a forma como os retalhistas analisam o que se passa dentro das lojas físicas. Nunca existiu uma solução no mercado capaz de ajudar os retalhistas a perceber o comportamento dos clientes por loja, ou cluster de lojas, em tempo real e em grande escala, sem comprometer a privacidade”.
“Um dos nossos clientes na Europa, por exemplo, precisava de contratar uma equipa para seguir manualmente os clientes nas suas lojas, gerando mapas de calor manuais com base no percurso das pessoas, o que custava dezenas de milhares de euros por semana. Com a AssetFloow, esse mesmo cliente conseguiu obter resultados iguais em segundos. No Brasil, a plataforma foi capaz de detectar mudanças comportamentais com três meses de antecedência em relação à equipa do retalhista, o que contribuiu para aumentar as vendas em um cenário de forte impacto da inflação”, acrescenta a responsável.
Criada em Lisboa em 2021, a AssetFloow desenvolveu uma solução de software que combina Inteligência Artificial (IA) com Análise Comportamental, diretamente a partir dos dados anónimos das vendas dos retalhistas. Através desta solução, a plataforma gera os percursos usados pelos clientes em loja e as suas interações com os produtos, permitindo uma compreensão de padrões de compra e comportamentos.
A empresa disponibiliza uma ferramenta para criar um Digital Twin da loja atual ou simulada, fornecendo informações como mapas de calor, percursos mais usados por diferentes segmentos de clientes, sugestões de onde colocar os produtos/categorias para aumentar as vendas, estratégias de campanhas promocionais, anomalias de vendas, produtos novos a adicionar à loja, entre outros.
A solução de IA Comportamental da AssetFloow está a permitir aos retalhistas e às empresas de CPG entender os diferentes segmentos de clientes para tomar decisões estratégicas que melhorem a experiência do cliente em loja, explica em comunicado.
Em 2021, a AssetFloow ganhou um Hackathon de Inteligência Artificial na Finlândia e, em 2022, foi reconhecida como a Start-up Mais Promissora em Portugal pela Entrepreneurship Awards. Este ano, recebeu a certificação de idoneidade pela Agência Nacional de Inovação, pelo seu trabalho de Investigação e Desenvolvimento em Portugal.
A start-up está presente em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido e no Brasil.