O modelo de negócio da Welendus abriu uma nova possibilidade para quem quer investir dinheiro de uma forma mais eficaz, transparente e flexível.

Já pensou numa forma de conseguir um retorno maior para o dinheiro que tem parado no banco e que praticamente não rende nada?  Investir em projetos com potencial de crescimento pode ser uma maneira de ultrapassar a situação. No entanto, se não estiver disposto a arriscar e a abdicar de parte do seu tempo para se tornar um business angel, há outras soluções que lhe podem trazer receitas de uma forma mais eficaz e consistente.

Uma delas é colocar o dinheiro na plataforma da Welendus, que, atualmente, está a levar a cabo uma campanha de equity crowdfunding na Seedrs. Esta plataforma de empréstimos de curto-prazo promete revolucionar o mercado. A Welendus junta pessoas que querem emprestar dinheiro a pessoas que pretendem pedir dinheiro emprestado. O objetivo é trazer mais receitas a quem empresta e taxas mais baixas a quem pede emprestado. Isto é conseguido através de um sistema transparente onde as duas partes ficam a ganhar (comparativamente aos serviços prestados pelos bancos).

 

Criado em Londres, o projeto de empréstimos peer-to-peer tem a autorização dos reguladores do mercado financeiro britânico para operar e já conta com uma avaliação de cerca de 6,7 milhões de euros. Como refere a start-up, “a nossa missão é oferecer empréstimos de curto-prazo que são melhores, mais éticos, mais flexíveis e mais em conta para quem os pede através de uma plataforma clara, feita à medida e fácil de utilizar”.

Enquanto investidor – ou alguém que empresa dinheiro -, o medo de injetar dinheiro na plataforma pode paralisar os possíveis retornos. Contudo, para assegurar o investimento feito, a Welendus criou um fundo que cobre eventuais problemas. Segundo os números partilhados no site da plataforma, os ganhos de quem empresta dinheiro variam entre os 5% e os 15% anuais – dependendo das taxas praticadas.

Uma prova do sucesso do modelo implementado por esta  jovem start-up são os mais de 18 mil utilizadores que já utilizam a plataforma. Além disso, o projeto está incubado na Level39, uma das maiores incubadoras de FinTech (financial technology) da Europa.

Pode investir ou ler mais sobre o projeto na campanha de crowdfunding que está a decorrer na Seedrs.

Nota: Atualmente, só os residentes do Reino Unido é que podem usufruir do serviço da Welendus.

Comentários

Sobre o autor

Avatar