O robot, vendido através de uma campanha de crowdfunding da Hanson Robotics, tem como objetivo apoiar as crianças na aprendizagem de código, CTEM e inteligência artificial de uma forma divertida.

A Sophia The Robot, fenómeno mundial que se tornou no primeiro robot a conseguir cidadania num país e que esteve presente nas últimas duas edições da Web Summit, apresentou recentemente a sua irmã – a Little Sophia.

O novo produto da Hanson Robotics tem como objetivo apoiar as crianças com idades superiores a oito anos que querem aprender código, CTEM (ciências, tecnologias, engenharia e matemática) e inteligência artificial de uma forma divertida.

Falar, andar, cantar, jogar e contar piadas são apenas algumas das funcionalidades presentes na mais recente criação da empresa de engenharia e robótica sediada em Hong Kong. Além disto, tal como a sua irmã mais velha, a Little Sophia é capaz de detetar e reproduzir expressões faciais. O produto é programável e dá acesso aos tutoriais da Hanson’s AI Academy – a academia de inteligência artificial da Hanson Robotics.

O objetivo por trás desta pequena companheira interativa passa por encorajar novos talentos – especialmente mulheres – a ingressarem numa área que vai continuar a crescer: a engenharia e a robótica.O motivo prende-se com o facto de as mulheres serem uma pequena percentagem no universo de profissionais destas áreas. A Little Sophia apresenta-se, assim, como uma nova forma de incentivar os mais novos a aprenderem sobre áreas aparentemente difíceis e que, de outra maneira, dificilmente despertariam o seu interesse.

Por agora, a Little Sophia pode ser adquirida na campanha de crowdfunding que a organização está realizar na plataforma Kickstarter até ao dia 31 de março. O custo, já com portes de envio incluídos para Portugal, é de 174 dólares (≈153€). Segundo a estimativa feita pela equipa, o produto só será entregue em dezembro de 2019.

Comentários

Sobre o autor

Avatar