Crowdfunding do mês: Associação Nacional de Esclerose Múltipla arrecada fundos na Give-me

Para construir um lar residencial para pessoas com Esclerose Múltipla (E.M), a ANEM está a angariar fundos na plataforma Give-me. O objetivo é atingir os 2 milhões e 500 mil euros.

A Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) lançou uma campanha de crowdfunding para a construção de um lar residencial destinado a pessoas com Esclerose Múltipla (EM), uma doença crónica, inflamatória, desmielinizante e degenerativa que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC), e que atinge com maior incidência o género feminino (entre os 20 e os 40 anos).

Esta associação presta serviços no Norte do país, há mais de 25 anos, investindo em terapias convencionais e alternativas para tentar reverter ou atenuar os efeitos incapacitantes da esclerose múltipla. Atualmente com três espaços – dois em Gondomar e um em Gaia -, a associação presta, diariamente, apoio a dezenas de pessoas.

O espaço que motivou a atual campanha foi projetado especificamente para residência e acompanhamento de doentes com esta patologia, podendo a residência ser permanente ou temporária, servindo para períodos de tratamento mais intensivo. Comportará 20 camas permanentes, mais cinco para casos especiais ou de residência temporária.

O projeto terá um custo total superior a 6 milhões de euros, sendo comparticipado pelo Estado, em parte, concretamente através do programa PARES, bem como pela autarquia de Gaia que cedeu o terreno para a construção. À ANEM caberá um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros.

É com o objetivo de mobilizar as pessoas para esta causa que a Associação encetou a campanha que neste momento está a promover no portal Give-me. No entanto, o projeto também pode ser apoiado diretamente através do site da Associação.

Comentários

Artigos Relacionados