Consórcio com Sair da Casca, Felicidad Collective e Maze lidera B Corp em Portugal

Um consórcio constituído pela Sair da Casca, Felicidad Collective e Maze, e liderado por Laetitia Arrighi de Casanova, assume a liderança do movimento B Corp que conta com cerca de 30 empresas portuguesas e várias multinacionais com operações em Portugal.
A B Lab Europa, parte da rede global por detrás do movimento B Corp, anuncia hoje uma nova fase para a liderança da B Lab Portugal. Um consórcio constituído por três empresas – Sair da Casca, Felicidad Collective e Maze – liderado por Laetitia Arrighi de Casanova, com mais de 25 anos de experiência no setor da consultoria, assume agora a liderança da comunidade de cerca de 30 empresas portuguesas e várias multinacionais com operações em Portugal.
“O movimento B Corp é um movimento global de pessoas que utiliza as empresas como uma força para o bem. As B Corporations certificadas, ou B Corps, são empresas verificadas pela B Lab que cumprem elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. Ao alterar os estatutos da empresa, as B Corps comprometem-se a trazer benefícios não só para os acionistas, mas também para todas as partes interessadas – colaboradores, clientes, comunidades e ambiente”, explica a B Lab Europa em comunicado.
Em Portugal há 8 anos, e representando quase 3 mil pessoas de mais de 10 setores, a comunidade B Corp está a liderar o caminho para mostrar que um tipo diferente de economia não só é possível como necessário. Após o processo público de RfP em abril de 2023, a B Lab Europa dá agora as boas-vindas a um consórcio formado pela Sair da Casca, Felicidad Collective e Maze para liderar a comunidade B Corp portuguesa e acelerar o crescimento e impacto do movimento no país.
A comunidade portuguesa representa atualmente empresas de diferentes setores e dimensões, como inovação, serviços, finanças, têxtil, turismo e alimentar. Os objetivos para os próximos dois anos centram-se no reforço de quatro pilares: Crescimento e envolvimento da comunidade, Comunicação e divulgação, Parcerias e envolvimento das partes interessadas e Primeira Abordagem à certificação.
Laetitia Arrighi de Casanova, diretora da B Lab Portugal, tem mais de 20 anos de experiência em consultoria estratégica. Apoia líderes de várias geografias a enfrentar os desafios de crescimento, penetração em novos mercados, fusões e aquisições. Empreendedora e fundadora de uma empresa de bebidas saudáveis durante mais de 10 anos, tornou-se pragmática na sua abordagem ao desenvolvimento.
“Acreditamos que o movimento B Corp pode ser uma peça estratégica para impulsionar a mudança que precisa de acontecer. Este consórcio representa um marco significativo para o movimento B Corp em Portugal na nossa estratégia de consolidar uma comunidade vibrante, orgulhosa e ativa, reforçando a nossa credibilidade e a nossa influência. Estou confiante de que é o momento certo para partilhar ainda mais a nossa visão de um sistema económico inclusivo, equitativo e regenerativo para todas as pessoas e para o planeta”, partilha Laetitia Arrighi de Casanova.
Já Sarah Garcia, Head of Markets Development da B Lab Europa, refere que “a abordagem do consórcio, enraizada numa estratégia multidisciplinar e transversal, aproveita a experiência única e as extensas redes de cada uma das organizações participantes. O seu compromisso em promover o movimento B Corp em Portugal, para o qual têm contribuído ativamente desde 2019, posiciona-os como atores centrais neste próximo capítulo.” Sarah acrescenta ainda que “a perspetiva do consórcio incorpora verdadeiramente o espírito e a ética do movimento B Corp. Estamos confiantes de que, com o apoio da vibrante comunidade B Corp em Portugal, esta liderança abrirá novas e excitantes portas para o movimento”.
Na Europa, o último relatório de impacto mostra que a comunidade B Corp cresceu 63% em 2022 (471 novas certificações) em comparação com o ano anterior – ultrapassando agora os 100 mil colaboradores em 1.500 B Corps nos 28 países da Europa em que as B Corps estão a operar. Em termos de impacto financeiro, este crescimento significa mais de 40 mil milhões de euros em volume de negócios destas empresas.
Em termos de dimensão das empresas, o movimento continua a ser composto principalmente por PME, com um aumento de empresas maiores e multinacionais a aderir nos últimos anos. Os dados de 2022 mostram que quase 70% das empresas têm até 49 colaboradores, o que reflete bem o tecido empresarial português, e apenas 3% das empresas têm mais de 1.000 colaboradores.
A B Lab disponibiliza às empresas ferramentas para medir, gerir e melhorar o seu impacto. A B Impact Assessment (BIA) é uma plataforma gratuita e confidencial concebida para ajudar a medir e gerir o impacto de uma empresa nos seus colaboradores, comunidade, clientes e ambiente. Preencher o BIA é o primeiro passo para a auto avaliação e a certificação. Existem mais de 241.000 utilizadores da BIA – quase um terço dos quais na Europa.
Para além destas ferramentas, a B Lab Europa oferece programas e iniciativas personalizadas que envolvem não só as empresas, mas também outras partes interessadas, como organizações sem fins lucrativos, universidades, cidades, governos e sociedade civil, para acelerar a transição para um melhor sistema económico.
Fundada em 2006 nos EUA e estabelecida na Europa em 2015, a B Lab cria normas, políticas, ferramentas e programas que alteram o comportamento, a cultura e a estrutura das empresas. Atualmente existem mais de 7.500 B Corps em todo o mundo, pertencentes a mais de 160 indústrias em mais de 90 países.
Empresas portuguesas B Corp:
3xP Global
Abreu Advogados
Agri Marketplace
Bright Concept
C-More Sustainability
Code for All
Coverflex
Diverge
Future Eco Surf School
GL SA
Go Parity
Heden
Impactrip
Kencko
Madeira Wine Company
Maze
Nãm
Näz
Oxy Capital
Phytoderm
Sair da Casca
Hirundo
Spring Garment Experts
Stone Soup
Studioneves
Sustain Azores
Symington