Conselho Europeu da Inovação vai criar um novo padrão de excelência nos fundos da UE

Foi publicada uma declaração dos membros do Conselho Europeu da Inovação, onde é dada a conhecer a intenção de tornar este órgão num catalisador para novos projetos inovadores.
A proposta de criação de um novo Conselho Europeu da Inovação vai criar um novo padrão de excelência para os fundos da União Europeia, segundo os membros.
Na declaração de intenção de criar esta nova organização, os 15 conselheiros disseram que este novo órgão terá uma nova abordagem em relação aos seus investimentos. O objetivo é criar uma espécie de fundo de capital de risco mais arrojado (quando comparado aos já existentes).
Este novo projeto, que será lançado este outono, inclui nomes conhecidos como o austríaco Hermann Hauser, Paddy Cosgrave, cofundador da Websummit, Taavat Hinrikus da TransferWise e ainda Ingmar Hoeer, cofundador da CureVac.
Esta nova “equipa” reuniu-se em Bruxelas, em março passado, para ter a primeira reunião. O novo projeto ajudará start-ups, criando novos sistemas de empréstimo de dinheiro e dará mais visibilidade aos fundos da União Europeia junto das empresas.
O Conselho Europeu da Inovação vai-se juntar aos projetos de inovação da Horizon 2020 e vai contar com um fundo de 2,5 mil milhões de euros. Além disso, fará parte da sua estratégia organizar fóruns, onde serão realizadas palestras a empreendedores, start-ups, business angels e investidores de risco.