Conheça os vencedores do James Dyson Award 2023

Uma ambulância todo o terreno para reboque universal, que tem sido utilizada na Ucrânia, um dispositivo intravenoso mãos livres para utilização em zonas de catástrofe e um revestimento sustentável para paredes exteriores, são os projetos vencedores do James Dyson Award 2023.
O James Dyson Award, prémio internacional de design, anuncia hoje os três vencedores mundiais que receberão cada um 34 mil euros para apoiar as fases seguintes das suas invenções.
“Em vez de se lamentarem sobre os problemas que enfrentamos, estes jovens inventores estão a começar a resolvê-los com tecnologia e design. É a sua paixão e determinação em melhorar o mundo que os torna tão impressionantes, e espero que o prémio seja um trampolim para o sucesso”, afirma james Duyson.
Piotr Tłuszcz venceu o prémio Humanitário com o projeto The Life Chariot. Enquanto observava o desenrolar do conflito na Ucrânia, o jovem inventor constatou os desafios das evacuações médicas em terrenos difíceis. Isto inspirou-o a conceber a The Life Chariot, uma ambulância todo-o-terreno MEDEVAC que pode ser acoplada a qualquer veículo equipado com gancho. O peso reduzido e a suspensão do veículo tornam-no mais seguro para a viagem de uma vítima do que a bagageira de um automóvel.
O interesse de Piotr pela conceção de atrelados teve início com as viagens todo-o-terreno que realizou com a sua família pelos Balcãs e Pirenéus. Passou os 10 anos seguintes e a licenciatura e mestrado a conceber veículos todo o terreno e reboques de resgate em grutas, antes de criar o The Life Chariot.
O The Life Chariot aumenta as capacidades de evacuação das equipas de salvamento, acrescentando espaço para uma pessoa ferida numa maca e mais dois lugares para os médicos ou para os feridos ligeiros. As duas primeiras versões foram entregues à Unidade Médica Militar Ucraniana e à Unidade Médica Voluntária Polaca da Fundação Damian Duda “W Międzyczasie”, tendo sido testadas em terrenos como trilhos de montanha, florestas, grutas e minas.
Piotr continua a implementar melhorias no The Life Chariot com base no feedback recebido dos médicos que trabalham na linha da frente. Está também a trabalhar na adaptação do veículo para fins de salvamento em montanha.
Yujin Chae, Daeyeon Kim, Yeonghwan Shin e Yuan Bai, que desenvolverem o The Golden Capsule, são os vencedores do prémio Internacional. Os terramotos na Turquia e Síria, em fevereiro de 2023, causaram mais de 55 mil vítimas e 100 mil feridos. Durante todo o processo de evacuação, os médicos tiveram de se deslocar em ambientes difíceis, carregando nas mãos vários pacotes de soluções injetáveis para os pacientes.
Em resposta a este problema, uma equipa de estudantes da Universidade de Hongik, em Seul, concebeu a The Golden Capsule, um dispositivo intravenoso mãos livres e que não necessita de energia que utiliza forças elásticas e diferenças de pressão do ar em vez da gravidade. Isto significa que os médicos em zonas de catástrofe não têm de segurar os pacotes IV enquanto transportam os doentes e que não é necessária eletricidade para controlar a velocidade de infusão.
A equipa continuará a realizar aperfeiçoamentos no protótipo e testes de utilização em colaboração com médicos peritos para garantir a funcionalidade da Golden Capsule em vários cenários de emergência e hospitais. No futuro, a equipa planeia passar a sua invenção para a produção em massa.
Por fim, Hoi Fung Ronaldo Chan e Can Jovial Xiao, que criaram o E-COATING, são os vencedores da categoria Sustentabilidade. Na RAE de Hong Kong, o ar condicionado é responsável por quase um terço (31%) do consumo total de eletricidade2. Além disso, mais de 470 mil garrafas de vidro vão parar aos aterros todos os dias3 .
O E-COATING é uma solução ecológica que resolve dois problemas num só. É criado a partir de resíduos de vidro reciclado e pode ser aplicado em telhados e paredes exteriores para refletir os raios solares, reduzindo assim a absorção de calor dos edifícios. Isto reduz a quantidade de eletricidade consumida em soluções de arrefecimento como o ar condicionado e atenua as emissões de gases com efeito de estufa associadas.
O prémio vai apoiar os planos da equipa para melhorar a aderência e a facilidade de aplicação do E-COATING. A equipa investigará também novas fórmulas para utilização em interiores.