25 start-ups, três mercados e 44 reuniões. Estes são os números do evento Meet The Leaders realizado esta semana, no Centro de Congressos de Lisboa.

Avaliar as potencialidades dos mercados espanhol, alemão e angolano para uma eventual internacionalização ou exportação de produtos foi a motivação das start-ups que responderam ao desafio do Meet The Leaders, uma iniciativa conjunta do Link To Leaders e do Portugal Exportador que se realizou esta semana no antigo Centro de Congressos de Lisboa.

O evento foi o ponto de encontro de 25 start-ups com investidores especialistas nos mercados do seu interesse. Para o mercado espanhol, os investidores presentes foram Francisco Ferreira Pinto e Santiago Salazar (da Bynd Venture Capital), e Isabel Neves (presidente do Business Angels Club de Lisboa) e David Garcia Garrote (representante da Area Global); para o mercado alemão esteve presente um representante da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA); e no caso do mercado angolano marcaram presença Tim Vieira (CEO Special Edition Holding) e Pedro Lourenço (CEO da Ideias Glaciares).

Em reuniões de cerca de 10 minutos, as start-ups tiveram oportunidade de apresentar os seus projetos e ouvir as sugestões e os conselhos dos investidores/business angels de cada um dos mercados referidos, sobre a melhor forma de entrar nos países em questão. O dia foi assim preenchido com 44 reuniões Meet The Leaders, nas quais estiveram em destaque setores de atividades tão diversos como marketplace, digital e realidade virtual, alimentação, calçado, gamificação, distribuição, comunicação, turismo, legaltech ou transportes, entre outras (ver lista abaixo).

Recorde-se que o Meet The Leaders foi a primeira iniciativa conjunta do Link To Leaders com o Portugal Exportador, um evento organizado pela Fundação AIP, Novo Banco e AICEP-Portugal Global dedicado à internacionalização.

As star-ups Meet The Leaders foram:

GTU Legal Reserach Company SA
É uma legaltech na área fiscal para o setor de petróleo e gás. Apoia os operadores do setor do petróleo e gás a terem acesso a uma biblioteca de leis atualizada por inteligência artificial e experts. Permite ao investidor estrangeiro o cumprimento das normas fiscais locais, através da disponibilização de legislação fiscal disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

CARGONETONLINE TRANSPORT SOLUTIONS
Plataforma de cargas diretamente da indústria/comércio.

ERISING
É uma spin-off do Instituto Superior Técnico fundada no início de 2017 por dois engenheiros mecânicos, Diogo Jorge (Six Sigma Black Belt) e Paulo Peças. Hoje conta com uma equipa de consultores com o nível Six Sigma Green Belt.

ONGAGEMENT
Tecnologia de fidelização e gamificação para marcas de grande consumo.

WHITEBALANCE
Ppodutora de conteúdos digitais nas áreas da realidade virtual, vídeo e fotografia e edição.

CHOC’ ME
Produtos sem glúten, ultracongelados (fábrica certificada pela Associação Portuguesa de Celíacos), principalmente sobremesas.Não têm qualquer tipo de corantes ou conservantes.

YOUSHIP
Plataforma eletrónica de e-commerce e entregas.

GOURMET DA VILA
Distribuição gourmet 100% nacional. Gourmet online  e Club Gourmet Da Vila.

WECAREON
Faz consultas online de psicologia, psiquiatria e coaching, usando os canais video, voz, char e e-mail, para B2C. Disponibiliza os serviços para empresas, concretamente para os colaboradores, e faz formações comportamentais.

SALIVITAE
Salicórnia em pó como sal vegetal.

BIGQUESTION
Agência de especializada em comunicação corporativa e relações públicas. Comercializa serviços de auditoria e aconselhamento estratégico em comunicação, assessoria mediática, comunicação de crise, planeamento e organização de eventos institucionais e promocionais, media training e public speaking, gestão de comunidades digitais e redes sociais, publishing e editing.

WILD AT EASE
Repelente de mosquitos para aplicação têxtil.

BLOQ.IT
Desenvolvimento e colocação em ambiente urbano de cacifos autónomos inteligentes, controlados por uma aplicação móvel. Primeiro sistema de economia partilhada para “personal storage”. Além disso os cacifos têm várias funcionalidades, como carregar o telemóvel, peer-to-peer trading…

UPSTREAM – Try Portugal
A TRY PORTUGAL é a marca da Upstream para a operação turística de “incoming” (DMC) especializada em turismo ativo, cultural e desportivo. Cria e promove novos produtos turísticos temáticos e eventos desportivos que incorporam os ativos patrimoniais e os recursos naturais e culturais do país.

A PALHINHA DE MASSA
Uma alternativa ecológica e amiga do ambiente às palhinhas de plástico: palhinhas de massa comestível.

UNREAL FIELDS
Calçado contemporâneo.

BANDORA
Software as a Service de monitorização, gestão e controlo de sistemas de automação nos edifícios comerciais, através de IA.

Alfredo AI – Real Estate Analytics  
Dados estatísticos de mercado imobiliário, avaliação automatizada de imóveis, estudos comparativos de mercado são alguns dos produtos que disponibiliza.

TEMPJOBS
Marketplace de recursos humanos.

ROTA GLACIAR, LDA
Bebidas espirituosas.

D.A. FIALHO LOURENCO / OSTRA – PRINCESSE DE SETUBAL
Ostras gourmet.

PLANETA VIVO – COMÉRCIO, PRODUÇÃO E SERVIÇOS, LDA
Bolachas, keijos e manteigas biológicos e vegan (keijo com k porque é vegan)

CORKRBRICK EUROPE
Quer ser a primeira “Fan Owned Company” (“Empresa Detida por Fãs”) a criar mobiliário a partir de estruturas flexíveis e dinâmicas sustentáveis. Inspirada pela Lego e na natureza, a Corkbrick Europe desenvolveu um sistema modular de construção, composto por blocos de cortiça que permitem criar qualquer tipo de estrutura ou mobiliário, sem necessidade de recurso a nenhum tipo de ferramenta, parafusos e colas.

DGP PUBLICIDADE E MARKETING
Chips de Batata Doce.

WATT-IS
A Watt-IS (Watt Intelligent Solutions) disponibiliza serviços análise inteligente e automatizada de dados de energia, a partir da aplicação de modelos de inteligência artificial, tendo como objetivo a geração de valor para os seus clientes e parceiros, nomeadamente empresas comercializadoras e clientes de energia.

Comentários