Conheça as principais tendências para 2021, segundo o Pinterest

Noções básicas de contabilidade ou como fazer um podcast para criar uma marca fazem parte das tendências para 2021, segundo a rede social. O Pinterest Predicts revela as suas previsões em segmentos diversos como viagem, bem-estar, alimentos e bebidas, moda, finanças e hobbies.

Cerca de 442 milhões de pessoas acedem todos os meses ao Pinterest à procura de inspiração, realizando pesquisas que vão desde planeamento de viagens e festas a rotinas de cuidados com a pele.

O Pinterest acaba de revelar o seu relatório Pinterest Predicts com as principais tendências para o ano que se aproxima. As informações são recolhidas a partir de dados internos e globais da plataforma, de agosto de 2019 a julho de 2020.  Embora prever o futuro pareça difícil, oito das 10 previsões feitas pela rede social no ano passado tornaram-se realidade.

“As mais de 150 tendências apresentadas no mais recente Pinterest Predicts mostram como as pessoas estão a retomar o contro das próprias vidas e a entrar em ação — por si mesmas, pela família, pela comunidade e pelo planeta”, explicou a CMO do Pinterest, Andréa Mallard.

Conheça as principais tendências para 2021, segundo o Pinterest.

Viagens
Os carros tornar-se-ão no principal refúgio e nos melhores amigos das pessoas num cenário em que ainda será preciso respeitar as medidas de distanciamento social. Segundo o relatório, houve um aumento de 190% nas pesquisas por cinema drive-in e de 100% por cadeirinhas de carro para cães.

Tendo em conta esta realidade, outra tendência verificada são os passeios e viagens ao ar livre. A pesquisa revelou um aumento em 165% na procura por campos e lugares para observar as estrelas e de 80% para a estética nómada.

Está na moda o chamado “turismo de sofá”. Mesmo sem poder viajar no sentido literal, os utilizadores da rede social continuam a planear viagens para um futuro próximo. A procura por férias de luxo, por exemplo, registou um aumento de 50%, enquanto a procura por viagens de sonhos aumentou sete vezes.

Bem-estar
Segundo o Pinterest, a procura por cristais de proteção e de canais de manifestação registaram um aumento de 100% e 105%, respetivamente. Nem os banhos escaparam a esta onda que deve continuar no próximo ano. Num ano, as pesquisas sobre banhos de limpeza espiritual registaram um aumento de 180%.

Outra das procuras que tem aumentado nesta rede social está relacionada com o relaxamento e bem-estar físico. Esta é uma tendência que foi acelerada pelas medidas de distanciamento e pela quarentena. A plataforma registou um aumento de 90% nas pesquisas sobre yoga para dormir e de 80% sobre difusores de óleos.

Alimentos e Bebidas
Segundo o Pinterest, a procura por receitas diferentes, como a de mel picante, aumentou 155%. Com as limitações para realizar refeições fora de casa, as pessoas tornaram-se nos seus próprios chefs. As pesquisas sobre arte com pães e empratamento gourmet aumentaram 130% e 105%, respetivamente.

Lar
Em 2020, as pessoas passaram muito tempo em casa, o que, inevitavelmente, motivou algumas transformações. A procura no Pinterest por novas decorações, tendências e inspirações registou um aumento significativo.

Segundo o relatório, a geração Z prefere a decoração néon.  A procura por iluminação led azul aumentou 155% e as pesquisas por quarto néon cresceram oito vezes.

Outra tendência do momento é o estilo japandi, uma decoração de estética minimalista que mistura elementos japoneses e escandinavos. Nesta linha, a procura por decoração simples para casas de banho cresceu quatro vezes.

Já que as pessoas passaram a cozinhar mais, a procura por loiças de vidro coloridas e pratos de argila cresceram 135% e 105%, respetivamente. E nem as prateleiras escaparam, com um aumento de 130% nas pesquisas

Em 2021, o “cloffice” – palavra que junta “closet” e escritório – será também uma tendência.

Moda
O teletrabalho transformou o conceito de moda. Em casa, ninguém quer usar roupas apertadas. Todos procuram comodidade e funcionalidade. A mesma roupa que serve para trabalhar serve também para treinar e para estar no sofá.

Na plataforma, a procura por roupas oversized aumentou três vezes e por roupas macias e confortáveis 185%. As pessoas estão à procura de conforto e aconchego, o que refletiu um aumento de 155% em cardigãs e de 55% em meias.

A geração Z é mencionada em praticamente todas as categorias e, ao que tudo indica, é quem está a ditar as tendências. Esses jovens estão reinventar o guarda-roupa (e o conceito de moda), com peças personalizadas e renovadas, o famoso DIY – Do It Yourself (faça você mesmo, tradução em português).

Beleza
As rotinas de beleza mudaram e a estética também. No próximo ano, nada de maquilhagem pesada. A beleza natural será valorizada e revitalizada. A procura por maquilhagem natural quotidiana e caseira aumentou 180% e 110%, respetivamente.

As pessoas também estão à procura de cuidados com os cabelos, com técnicas que facilitem o dia a dia. Esta tendência registou um aumento de 150% nas pesquisas sobre tranças boxeadoras e de 145% sobre tranças sintéticas. E se pensa que o público-alvo desta tendência são apenas mulheres, engana-se. A pesquisa registou aumento de 90% na procura sobre tranças vikings entre os homens.

Cuidado com os pais
O relatório diz que 2021 trará animais de estimação diferentes do comum, com o argumento de que as pessoas querem companhia desde que isso não envolva muito trabalho. O produto mais procurado (e mais estranho) sobre animais foi o caracol de estimação – mais de 160%. Logo em seguida, foi registado um aumento de 110% em pesquisas sobre sapos de estimação.

Outra das tendências evidenciada nesta categoria é a da relação entre pai e filho que será divertida e educativa. Haverá ainda uma maior responsabilidade ambiental e organização pessoal. No Pinterest, houve um aumento interessante na procura por atividades que respeitam o planeta: três vezes mais pesquisas sobre fertilizantes de casca de banana e 85% na procura sobre educação ao ar livre e brinquedos de cartão.

Comemorações
Mais uma vez o minimalismo bateu à porta – por motivos óbvios. O Pinterest Predicts registou um aumento significativo na procura por cerimónias pequenas e intimistas. As pessoas estão mais preocupadas com os detalhes. Parece que os passeios de sexta-feira à noite irão migrar para casa: verificou-se um aumento de mais de 110% na procura por cinema em casa e de 85% por festas em casa.

Finanças
Não são apenas ideias criativas que o Pinterest oferece aos utilizadores. A plataforma criou uma nova categoria em 2020: “CEO da própria vida”. Segundo o relatório, ideias de marca, podcast e pequenas empresas serão uma tendência em 2021. Pesquisa sobre noções básicas de contabilidade registou um aumento de 150%, seguido de pesquisas sobre como fazer um podcast (130%) e de como criar uma marca para uma empresa (105%).

Hobbies e Interesses
O relatório mostra 20 vezes mais procuras por caligrafia persa, 100% por padrões de colcha irlandesa e 95% em carpintaria japonesa.

A rede social prevê que as pessoas irão aprender novas habilidades em 2021 e irão descobrir novos talentos pessoais. Os interesses vão desde aprender a andar de skate (155% de aumento) à pintura com espátula (150%).

O DYI aparece novamente e mais forte nessa categoria. A plataforma aposta no retorno do artesanato e dos trabalhos manuais, o que é evidente pelo aumento de 155% na procura sobre noções básicas de crochê, por exemplo.

Se estão previstas transformações nos ambientes das casas, o mesmo acontecerá com os aparelhos eletrónicos, cujos estilos devem estar alinhados com as estéticas dos seus proprietário. Esta lista registou 30 vezes mais procuras sobre papéis de parede estéticos para portáteis.

 

Comentários

Artigos Relacionados