Qual é a pegada de carbono do seu guarda-roupa? Calculadora ajuda-o a descobrir.

A ferramenta da thredUP oferece aos consumidores informações sobre a pegada de carbono resultante dos seus hábitos de moda e partilha dicas para ajudar a reduzir o impacto no ambiente.

A thredUP, uma das maiores plataformas de revenda online de vestuário, calçado e acessórios, lançou a Fashion Footprint Calculator, uma ferramenta personalizada desenvolvida para capacitar e educar os consumidores sobre o impacto ambiental dos seus hábitos de moda, com o objetivo de diminuir o seu impacto no ambiente.

A ferramenta foi inspirada no relatório de 2022 da thredUP, que analisou o potencial de aquecimento global de 15 peças de vestuário – incluindo tops, vestidos e casacos –, com base em pressupostos específicos relacionados com a composição do material e o processo de produção.

De acordo com a pesquisa, 63% da geração Z e da geração Millennials (geração Y) acredita que pode reduzir a sua pegada individual. Mas, segundo a thredUP, é preciso uma maior consciência sobre os efeitos ambientais dos hábitos de compra.

A Fashion Footprint Calculator ajuda os consumidores a perceber se os seus hábitos são tão sustentáveis quanto gostariam, como as suas escolhas encaixam num ecossistema da moda mais amplo e como reduzir a sua pegada ambiental.

“Nos últimos anos, tornámo-nos vez mais conscientes do impacto ambiental da moda. O que permanece obscuro é como os indivíduos podem fazer uma diferença real perante a lavagem verde, a superprodução e a reutilização de roupas. Sabemos que será necessária uma abordagem totalmente prática para combater o desperdício de moda, mas os indivíduos ainda podem fazer pequenas mudanças nas suas vidas diárias que, em última análise, levarão a mudanças em todo o setor”, afirma Erin Wallace, vice-presidente de Integrated Marketing da thredUP, no site oficial da empresa.

“Esperamos que a nossa Fashion Footprint Calculator possa servir como um guia para capacitar todos a fazerem a sua parte e para nos ajudar a avançar coletivamente em direção a um futuro de moda mais circular”, acrescentou.

Desde o número de vezes que compra roupas novas até ao número de vezes que as lava e como as lava, a ferramenta guia o utilizador através de 10 perguntas, antes de calcular a pegada de carbono dos seus hábitos de compra.

 

Comentários

Artigos Relacionados