O equilíbrio entre soberba e humildade em ambientes profissionais e mesmo na comunidade estão em destaque no livro de Arménio Rego. A humildade não significa humilhação, mas a soberba pode ser tóxica.

Do que fala
Estudioso, e com uma vasta experiência, na área da liderança, Arménio Rego apoia-se em muitos exemplos (dos campos empresarial, político, militar e desportivo) e na investigação para apresentar a humildade como o antídoto adequado para os perigos da arrogância e da soberba e refuta a crença segundo a qual as duras realidades da liderança não se compaginam com as “fraquezas da humildade”.

Recorrendo a exemplos de como a autoconfiança, o poder e o sucesso se podem transformar em arrogância e soberba, o autor lembra que a tentação hiper-narcísica transporta o líder para o centro de um mundo fictício à volta do qual tudo gira, perdendo o contacto com as pessoas e as realidades que deveriam orientar a sua ação. Este perigo é potencialmente letal, quer para o próprio, quer para as organizações que lidera.

Assim, o livro “Liderança – Humildade e Soberba” explica porque é que a humildade não representa humilhação, fraqueza ou défice de autoestima, sendo antes a capacidade de “ter os pés assentes na terra” – estar ciente das forças e fraquezas próprias, reconhecer as qualidades e os contributos dos outros e ter vontade para aprender. O autor fala do facto da humildade dos líderes, desde que acompanhada de determinação, coragem e competência, ser uma força. Já a soberba, pelo contrário, pode ser uma doença perigosa para os líderes, para as organizações e mesmo para a comunidade.

Quem escreveu
Arménio Rego é professor catedrático convidado na Católica Porto Business School, onde dirige o LEAD.Lab. Nos últimos anos tem sido autor e coautor de livros nas áreas da liderança e da gestão de pessoas – como, por exemplo, “Que líder sou eu?”, “Positive Organizational Behavior” ou “The Virtues of Leadership” –  e autor de artigos científicos em revistas. A esta vertente junta ainda a experiência na formação de executivos, coaching e consultadoria nas áreas de liderança e desenvolvimento de equipas.

Temas Chave
Comportamento, sociedade, organizações.

Ficha Técnica
Título: Liderança, Humildade e soberba
ISBN: 9789895610358
Editora: Edições Sílabo
Edição: dezembro 2019
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole

Comentários