Conferências do Estoril regressam em setembro para debater futuro do Planeta

Conferências decorrem nos dias 1 e 2 de setembro e arrancam com temas como as mudanças climáticas, sustentabilidade e o futuro do Planeta. Marcelo Rebelo de Sousa irá presidir à sessão de abertura do evento. O segundo dia será marcado pelo tema da Paz e contará com a presença da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

Sob o tema “O Reequilíbrio Do Nosso Mundo: Um Apelo À Geração Do Propósito”, as Conferências do Estoril trazem a Portugal, de 1 a 2 de setembro, mais de 70 oradores, divididos em mais de 40 sessões entre o palco principal e sessões paralelas.

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, preside à sessão de abertura, no dia 1 de setembro, apresentando uma mensagem para a geração de propósito.

Bertand Piccard, empreendedor e presidente da Solar Impulse Foundation, dá depois início ao ciclo de conversas, com uma comunicação sobre “Espírito pioneiro: a chave para inventar o futuro”.

O primeiro painel do dia, que pretende avaliar os limites já ultrapassados ao nível das alterações climáticas, vai contar com a participação da defensora indígena para a Justiça Climática e Direitos Humanos, Helena Gualinga (Equador), e com a cofundadora da Iniciativa Re-Earth Xiye Bastida (México).  Sob o tema “A Terra Está a Falar: Agora ou Nunca”, este painel conta ainda com a participação do diretor de Líderes para Sustentabilidade Global na Universidade de Melbourne e Jovem Embaixador das Conferências do Estoril, Linh Do (Austrália), e Weza Bombo João (Angola), Jovem Embaixador da Juventude nas Conferências do Estoril.

Avaliar a maneira como opera o capitalismo financeiro e a sustentabilidade, apontando caminhos futuros, é o grande desafio colocado aos oradores do segundo painel do dia “Capitalismo Financeiro e Sustentabilidade”, que contará com a participação da chefe do Centro Europeu e Mudanças Climáticas, do Banco Central Europeu, Irene Heemskerk (Países Baixos), da diretora Global de Corporate & Investement Banking do BBVA, Luisa Gómez (Espanha), e do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.

No dia 1 setembro, destaque ainda para o debate sobre a importância de uma visão global e cooperativa para a criação de mudanças positivas. “Ampliando a Ambição Global: a jornada para o ‘Net Zero'” traz a palco o presidente do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), Peter Bakker (Suíça), e Race Diretor da FIA Smart Driving Challenge, Tina Thörne (Suécia), que, com Vera Pinto Pereira, EDP Energias de Portugal & CEO EDP Comercial, e  António Simões, CEO do Santander Espanha e diretor Regional da Europa, avaliarão formas de reequilibrar o nosso mundo, tornando-o mais sustentável, inclusivo e pacifico para todos.

A professora da Chalmers University of Technology e cofundadora da Peniche Ocean Watch, Robin Teigland (USA), encerra o ciclo de debates sobre o tema “PLANETA”, apresentando uma análise de como a tecnologia pode aumentar o impacto económico e social no mundo.

“O Poder dos Media e da Tecnologia”, “Resistindo ao Populismo”, “Cooperação Global para a Paz” são alguns dos temas em análise no segundo dia das Conferências do Estoril, que reunirão personalidades reconhecidas como o especialista em Geopolítica e professor na Nova SBE & Membro do Conselho Consultivo das Conferências do Estoril, Paulo Portas, e o diretor Executivo da Amnistia Internacional, Pedro Neto. A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, encerrará o ciclo de debates do tema da Paz, com uma mensagem sobre o futuro.

A participação presencial no evento é gratuita, contudo a inscrição é obrigatória e limitada aos lugares disponíveis.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados