Concursos FFPlus vão apoiar projetos de alto desempenho computacional e IA

Os concursos Experimentação Empresarial e Estudos de Inovação com HPC e IA recebem candidaturas até 4 de setembro. A dotação financeira é de 4 milhões de euros.

Há dois concursos da Fortissimo Plus (FFPlus) com inscrições abertas para receber projetos de alto desempenho computacional (HPC) e inteligência artificial (IA) de pequenas e médias empresas (PME). Um deles é Innovation Studies, com início marcado para dezembro e com um financiamento máximo de 300 mil euros por proposta. O outro é o Business Experiments, cujos projetos começam em janeiro do próximo ano, com financiamento máximo de 200 mil euros por proposta.

Com uma dotação total de 4 milhões de euros, estes concursos de experimentação empresarial e estudos de inovação destacam a adoção de HPC e IA para as PME e start-ups em toda a Europa que procurem resolver desafios empresariais e desenvolver soluções inovadoras. Ou seja, visam, promover o desenvolvimento e a otimização de produtos ou processos inovadores e a adaptação e implementação de tecnologias avançadas.

Podem participar empresas sedeadas em qualquer Estado-membro da União Europeia ou países associados do Programa Europa Digital. Como tal, as empresas portuguesas são elegíveis e podem participar até dia 4 de setembro.

Com o apoio para a computação de alto desempenho da EuroHPC JU, da qual faz parte a portuguesa  Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Fortissimo Plus é uma iniciativa que tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre os benefícios empresariais que as tecnologias relacionadas com HPC e IA generativa poderão aportar às PME e start-ups.

Comentários

Artigos Relacionados