Como ser um bom líder à distância

Muitas vezes, um empreendedor não pode estar presente fisicamente na empresa, seja por uma viagem de negócios ou por estar de férias. No entanto, existem maneiras de contornar esse problema e de estar em contacto com a equipa.

Quer seja pelas inúmeras responsabilidades que contornam a figura do empreendedor ou até pela maneira que o modelo de negócios está estruturado, nem sempre é possível que o líder esteja presente no ambiente de trabalho.

Essa ausência pode trazer alguns impactos negativos, uma vez que assuntos relacionados com disputas entre colaboradores, clientes pouco satisfeitos e questões estratégicas do negócio precisam da influência direta do líder para que sejam resolvidos.

Neste caso, como contornar o problema gerado pela distância e ser capaz de tocar o seu negócio? O empreendedor John Hall, partilhou num artigo escrito para a Forbes, as cinco atitudes que o podem ajudar.

1. Reserve um tempo para ouvir os seus funcionários
A não ser que esteja de férias, é importante reservar um horário para que os seus colaboradores possam falar consigo para resolver questões não-urgentes. Juntamente com a sua equipa, decida um período de 2 horas diárias em que estará disponível para atender chamadas e responder a e-mails.

No entanto, certifique-se de que esse horário esteja de acordo com o horário de trabalho dos seus funcionários. Se for o caso, tenha em consideração a diferença de fuso horário entre si e a sua equipa.

2. Tenha um plano de emergência
Não importa o quão dedicado seja, existem alguns momentos em que não gostará de ser incomodado. Isso deve ser respeitado pela sua equipa, mas eles também precisam de saber que está contactável caso algo aconteça.

Uma maneira prática é orientar os seus funcionários para não lhe ligarem mais de uma vez em três minutos. Caso essa regra seja violada, você saberá que existe uma emergência e poderá estabelecer contato com a sua equipe. Alguns smartphones também possuem uma função chamada “Não Perturbar”, que consegue identificar ligações repetitivas.

3. Crie uma lista de tarefas
Imagine que tudo ocorreu bem enquanto estava fora e que a sua equipa conseguiu cumprir todas as tarefas. Para garantir que todos se mantenham ocupados na sua ausência, crie uma lista de tarefas que deve ser seguida caso todas as obrigações imediatas já tenham sido cumpridas.

O ideal é que o conteúdo dessa lista seja de tarefas não vitais para o funcionamento da empresa, mas que sejam úteis. Pode pedir para que os funcionários avaliem o stock ou entrem em contato com clientes antigos para verificar as suas necessidades.

4. Entre em contato
Ser um líder vai além de resolver problemas e de delegar funções, também é preciso manter um relacionamento saudável com os seus colaboradores. Portanto, quando estiver fora, mantenha o contato com a sua equipa. Mande mensagens.

5. Traga algo para a sua equipa
Esteve fora durante algum tempo enquanto os seus colaboradores trabalharam sem parar. Nesse cenário, traga presentes e lembranças dos lugares que visitou. Também seja claro sobre os motivos que levaram à sua ausência, quais foram os resultados obtidos e se teve ideias que podem ajudar a empresa a crescer.

 

 

Comentários

Artigos Relacionados