Fez uma pausa na carreira profissional, mas agora quer regressar ao ativo? Qual a melhor maneira de explicar os meses, ou anos, que tem em “branco” no currículo? A Hays dá uma ajuda.

Cuidar dos filhos, voltar a estudar, fazer um ano sabático para viajar, cuidar de um familiar… são vários os motivos que podem levar um profissional a fazer uma pausa na carreira profissional.
O “problema” é como explicar essa interrupção numa nova entrevista de emprego, quando decidir regressar à vida profissional e tiver que justificar os anos em branco no seu currículo.

De acordo com a Hays Group, especialista mundial em recrutamento, tende a ser cada vez mais comum os profissionais terem mais interrupções no seu percurso profissional (e por inerência períodos vazios no currículo), até porque como a esperança média de vida está a aumentar trabalha-se mais anos, o que faz com que os percursos profissionais não sejam tão lineares.

Para saber explicar o seu caso, numa eventual entrevista, da melhor forma possível, a Hays dá uma ajuda com seis exemplos concretos.

Motivos de doença – Não precisa de fornecer detalhes específicos sobre a doença. Caso seja questionado sobre o tema, explique apenas como utilizou o tempo livre, por exemplo, para ler e aprender mais sobre as tendências do setor. Evidencie que está pronto para regressar ao mundo do trabalho, reforçando que a oportunidade que lhe estão a propor é ideal para si.

Cuidar de um parente – Tal como na situação anterior, também nesta não é necessário entrar em pormenores sobre as suas responsabilidades de cuidar de um familiar. Deixe apenas claro que a pessoa em questão já recuperou ou então que passou a ter assistência médica e que, por isso, os seus cuidados já não são precisos. Deixe ficar bem claro que está pronto para aceitar um novo desafio profissional.

Viagem – Foque o seu discurso nas razões que o levaram a viajar, destacando a procura pelo desenvolvimento pessoal, a maior consciência cultural e vontade de adquirir novas perspetivas. Concentre a sua abordagem no facto de querer voltar a trabalhar e explique porque motivo está particularmente interessado nessa oportunidade.

Procurar novos desafios – Explique que tem procurado proativamente um novo desafio profissional e que utilizou esse tempo para pensar realmente no que pretendia fazer numa nova função, numa nova empresa. Destaque o facto de ter aproveitado esse tempo de procura para se manter atualizado sobre as tendências do setor em que pretende trabalhar.

Cuidar dos filhos – Neste caso, importa destacar porque é que reservou tempo para colocar a família em primeiro lugar e cuidar dos seus filhos. Agora, passada essa fase, partilhe os motivos por que se sente apto a retomar a vida profissional.

Estudar – Se o motivo para o interregno profissional tiver sido a vontade de voltar a estudar, esclareça o motivo por que tomou essa opção, e quais as competências que quis adquirir ou desenvolver. Reforce sempre que esse tempo de estudo foi dedicado ao seu desenvolvimento pessoal e à aquisição de aptidões que podem ser úteis para oportunidade de trabalho a que se está a candidatar.

Como sugere a Hays, seja qual for a explicação apresentada pelo candidato a um emprego, ele não deve ocultar as eventuais suspensões que tenha feito na carreira. A regra é responder com honestidade e confiança, exemplificando como usufruiu desse tempo e como está entusiasmado por começar um novo desafio.

Comentários