Como deixar o emprego para criar o próprio negócio

Em tempos de crise, há muitos que veem oportunidades e arriscam lançar o seu próprio negócio, onde outros nada veem. Se está a pensar em despedir-se do seu emprego atual para criar a sua empresa, saiba o que deve fazer para dar o salto com sucesso.
Negócios tradicionais que tiveram de se reinventar. Hobbies que se transformaram em trabalhos part-time. Part-times que se tornaram em trabalhos a tempo inteiro. No decorrer dos últimos dois anos, assistimos a tudo isto. Há uns anos, Portugal anunciou a criação do balcão Empresa na Hora — do Instituto de Registos e Notariado — e simplificou, em muito, o processo de abertura de uma empresa. Mas… e antes de ser oficial? O que é preciso fazer antes de avançarmos para a criação de uma empresa?
De acordo com os dados de pesquisa mais recentes do Google, a procura por “como iniciar um negócio” superou “como conseguir um emprego” nas consultas do Google em 2021. Estas informações vêm do “Ano em Pesquisa” do Google, que apresenta dados do ano passado divididos numa lista de tendências por categoria.
Enquanto milhões de americanos estão a deixar os seus empregos à procura de melhores salários, muitos estão a fazê-lo na esperança de se tornarem os seus próprios patrões.
Os dados do governo dos EUA comprovam esta tendência. Os números do US Census Bureau revelam que os norte-americanos registaram um recorde de 5,4 milhões de solicitações de negócios em 2021 – o maior volume em quase 20 anos. Além disso, as inscrições devem ser ainda maiores este ano.
Trabalhar para si mesmo pode dar-lhe a liberdade de escolher o seu próprio estilo de vida, mas poderá não contar com um salário fixo. Portanto, se está a pensar em despedir-se do seu emprego para iniciar um negócio, aqui estão algumas considerações importantes para dar o salto com sucesso, segundo a Forbes.
1. Comece um negócio pelo qual é apaixonado
Começar um negócio é como ter um filho. Nunca existe um momento “certo”, mas também requer planeamento, preparação e dedicação. Haverá altos e baixos. Vai até ter dias em que se questiona: Será que fiz o que era certo? Mas se tiver paixão conseguirá ultrapassar os momentos difíceis. Se vai dar um salto gigante, deve ser por algo que o faça sair da cama de manhã.
2. Rodeie-se dos motivos certos
Algumas pessoas estão destinadas a serem empreendedoras. Talvez goste de dar ordens, de construir algo a partir do nada ou sonha em seguir a sua paixão, enquanto tem mais flexibilidade e quer deixar um legado do qual se pode orgulhar. Já para não falar da poder ter uma maior independência financeira. Mas se quer começar um negócio porque odeia o seu trabalho, não simpatiza com o seu chefe ou quer ficar famoso, provavelmente deve considerar tornar-se empreendedor.
3. Mentalize-se que não pode fazer tudo sozinho
Um dos segredos para ser um empreendedor de sucesso é alavancar os seus pontos fortes e encontrar ferramentas para complementar os seus pontos fracos. Não pode fazer tudo sozinho. Mesmo como um empreendedor deve contar com o apoio de freelancers, estagiários ou outra ajuda para colocar o negócio a funcionar. Outra sugestão é encontrar consultores, coachs ou mentores confiáveis que lhe possam dar orientação e feedback valiosos ao longo do caminho. Encontre pessoas que gostaria de seguir.
4. Comece devagar, mas pense grande
Começar um negócio requer planeamento e dedicação. Reserve, pelo menos, 12 meses para preparar a sua estratégia de saída do emprego atual. Idealmente, desejará iniciar o seu negócio como uma atividade paralela enquanto ainda estiver empregado. Reserve um tempo para conhecer o seu público-alvo. Se possível, realize pesquisas de mercado formais ou informais. Essa abordagem reduzirá o seu risco e dar-lhe á mais tempo para validar a sua ideia de negócio.
5. Prepare-se financeiramente
Não é segredo que a maioria das pequenas empresas falha nos primeiros cinco anos. Mas um estudo do U.S. Bank descobriu que 82% das vezes a má gestão do fluxo de caixa contribui para essa falha. Portanto, antes de fazer a transição, converse com o seu consultor para avaliar a sua situação financeira. Ter uma reserva de caixa saudável ajudá-lo-á nos inevitáveis riscos e tempestades que acompanham o empreendedorismo. Opte por registar a sua empresa, obter documentos e abrir uma conta bancária comercial.