Comissão Europeia lança plataforma para dar voz aos jovens

A plataforma Youth Voices desafia os jovens europeus a partilharem a sua própria visão sobre o estado e o futuro da Europa. Os jovens são convidados a falarem de temas como educação, paz, segurança e alterações climáticas.

A Comissão Europeia lançou uma nova plataforma interativa, a Youth Voices , no âmbito do Ano Europeu da Juventude. O objetivo é que funcione como um espaço de vozes interativo, que dá literalmente aos jovens a oportunidade de se fazerem ouvir e de partilharem as suas opiniões e ideias sobre os tópicos que consideram relevantes.

“A plataforma oferece literalmente aos cidadãos a oportunidade de gravarem uma mensagem de voz sobre uma variedade de tópicos, desde os valores da UE à saúde ou inclusão”, pode ler-se no site da Comissão Europeia.  A plataforma também visa abordar a questão de que a maioria dos jovens quer fazer-se ouvir, nomeadamente junto dos decisores políticos.

De acordo com uma pesquisa do Eurobarómetro de 2022, 72% dos jovens acreditam que os decisores devem ter em conta as suas opiniões. O inquérito revela ainda que os jovens participam cada vez mais nas organizações de juventude europeias, com 58% a fazê-lo nos últimos 12 meses, o que representa um aumento de 17% em comparação com a última pesquisa referente a 2019.

Comentários

Artigos Relacionados