Início Artigos de João Lopes Raimundo
João Lopes Raimundo

João Lopes Raimundo

João Lopes Raimundo é empresário, envolvido em diversos projetos e em setores de atividades distintos. Interessado em intervenções no domínio das artes plásticas e da economia social, é sócio fundador do Lisbon Art Center & Studios (LACS). Anteriormente foi membro do Conselho de Administração Executivo da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) e Presidente do Conselho de Administração do Montepio Investimento, S.A. Integrou os Conselhos de Administração da SIBS, SGPS, S.A. e SIBS FPS – Forward Payment Solutions, S.A., da CIMPOR, SGPS, S.A. e da Fomentinvest SGPS, S.A. Foi quadro do Grupo Millenniumbcp, tendo assumido responsabilidades de gestão em Portugal, França, Luxemburgo e USA. Actualmente é Membro do Conselho de Administração da EDP Renováveis, S.A e membro do Conselho Consultivo da Impact Hub. Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, com um MBA pelo INSEAD (Fontainebleau, França), João Lopes Raimundo começou a sua carreira na área da auditoria, orientando depois o seu percurso profissional para a banca e finanças onde conta com cerca de 30 anos de experiência.

Contextos de inovação e aquisição de competências

Muito tem sido escrito sobre a dinâmica associada às alterações de contexto e à necessidade de repensar (refundar?) a forma como o conhecimento pode e deve ser transmitido. Em qualquer tipo de instituição. Em qualquer fase do desenvolvimento do ser humano. Conjunturas que evoluem alicerçadas em iniciativas de forte cariz inovador reforçam a exigência de capacidade de adaptação e de flexibilidade requeridas ao sucesso e à sustentabilidade de qualquer nação e de qualquer projeto.

Organizações com propósito – Organizações “Next-stage”

Existe comummente uma perceção que importa alterar a forma como a generalidade das organizações são geridas e os princípios genéricos pelos quais se regem. Discute-se o como e quando. Testa-se, implementa-se, aferindo vantagens e riscos. O processo é contínuo e está-se a intensificar. Forças de diversa natureza assim o requerem.

Revisitar … clusters based in Portugal

Após uma década de recuperação de uma profunda crise, as economias portuguesa e mundial têm, neste momento, perspectivas de evolução positivas. Com novos riscos e novos desafios no horizonte na busca de soluções para um melhor posicionamento das economias nacionais no advento da “Quarta Revolução Industrial”.

Inovação Social, a Arte e a Criatividade

Vivemos um período de rápidas e importantes mutações nas dimensões social, económica e ambiental ... as quais encerram novos desafios, requerem ajustamentos cada vez mais urgentes e carecem das adequadas respostas.

A Inovação está presente no DNA das Empresas

Estamos a viver numa época de inovação acelerada, potenciada, principalmente, pelos desenvolvimentos das capacidades humanas e tecnológicas, integrados em mercados dinâmicos e cada vez mais globais.

No que acredito que faz a diferença!

Acredito que tentar ser uma pessoa melhor, pretender ter o sentido de justiça, equidade e solidariedade sempre presente no processo de tomada de, agir com preocupação de consensualizar soluções, defendendo os interesses da instituição para a qual trabalhamos, faz toda a diferença no nosso dia-a-dia.