CML e Unicorn Factory lançam co-living no Beato em Lisboa

A colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Unicorn Factory e a Mota Engil vai dar origem a um co-living no Beato.
O futuro co-living foi apresentado esta semana e resultará da reabilitação de um edifício histórico, o antigo Convento das Grilas (fundado em 1663) na zona do Beato, em Lisboa. O espaço de “corporate housing” que envolve a parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML), o Unicorn Factory e a Mota-Engil (que vai assegurar a recuperação do imóvel), terá 84 unidades habitacionais de diferentes tipologias, num total de 137 quartos distribuídos por quatro pisos, com zonas comuns como cozinhas partilhadas, lavandaria, salas de estar e terraços, espaços pensados para permitir a partilha, o convívio e o espírito de comunidade, informa a CML.
Destina-se a habitação colaborativa temporária para profissionais que procuram Lisboa como um destino de trabalho, empreendedorismo, tecnologia e inovação. Em suma, centra-se no conceito “corporate housing”, como é o caso de viagens de negócios prolongadas ou, por exemplo, nómadas digitais ou profissionais deslocados com períodos de trabalho em Lisboa.
A reabilitação do edifício conta com a intervenção do gabinete de arquitetura Promontório, que durante o processo irá preservar os elementos históricos originais do edifício, como fachadas, escadas ou abóbadas, aliando a transformação de um edifício histórico com mais de 350 anos à inovação, contemporaneidade e sustentabilidade.