Millennials estão a conseguir poupar mais do que os investidores mais velhos

Estudo da gestora de ativos Schroders mostra que 23% dos inquiridos em Portugal estão preocupados com o seu nível de poupança, mas indica também que a geração dos “millennials” está a conseguir poupar mais que os investidores mais velhos.

Um estudo da gestora de fundos britânica Schroders junto de 25 mil investidores, incluindo 500 inquiridos em Portugal, revela que 24% dos investidores contactados receiam não estar a poupar o suficiente para a reforma. Considerando apenas os investidores em Portugal, o resultado mostra que 23% assumem esse receio.

“Regionalmente, os investidores da Ásia e Europa são os que revelaram estar mais preocupados com os níveis de poupança, com 26% e 25% respetivamente, a afirmar que estão nervosos com a dimensão das suas poupanças de reforma”, aponta a gestora Schroders em comunicado.

De acordo com o estudo, Portugal está muito alinhado com os resultados globais, pois os inquiridos no paísl poupam cerca de 15,3% do seu rendimento atual (incluindo as contribuições dos empregadores) para a reforma. Por sua vez, a população russa é a que poupa menos (11,1%), seguida de Espanha (11,2%). Já os investidores da Áustria e da Suíça poupam 21,6% e 21,3%, respetivamente.

O estudo mostra ainda que em Portugal a geração dos millennials (17,1%), nascidos entre 1985 e 2000, estão a poupar muito mais do que os não-millennials (11,8%).

Neste estudo, a Schroders recorreu à empresa Research Plus para conduzir os inquéritos, que abrangeram mais de 25 mil pessoas de 32 países, classificando como investidores aqueles que planeiam investir pelo menos 10 mil euros nos próximos 12 meses e que ao longo da última década tenham feito algum investimento.

Comentários

Artigos Relacionados