CITE promove conferência sobre como conciliar trabalho e vida pessoal em tempos de Covid-19

As mudanças no dia a dia das empresas com o teletrabalho e os impactos na igualdade de género e na saúde mental estarão amanhã em discussão numa conferência digital organizada pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) organiza amanhã, pelas 16h00, a Conferência Digital – Conciliar Trabalho, Família e Vida Pessoal em tempos de COVID-19| O teletrabalho – Impactos na Igualdade de Género. Impactos na Saúde Mental, que tem como objetivo ser “um momento de “reflexão/discussão dada a relevância e atualidade do tema, quer no plano global, quer nacional, que afeta a generalidade dos trabalhadores e das trabalhadoras, das famílias e das organizações portuguesas”

“No atual quadro de pandemia do Covid-19, as entidades empregadoras do setor público e do setor privado, tiveram de ajustar os seus procedimentos laborais, utilizando o teletrabalho, o sistema de videoconferência ou de reuniões por skype junto dos seus trabalhadores/as, clientes e entidades fornecedoras para que não houvesse uma paragem das suas atividades”, afirmou Carla Tavares, presidente da CITE, ao Link To Leaders.

A responsável acrescentou ainda que “o emprego e a saúde são dois elementos essenciais para a proteção das pessoas no contexto de pandemia, mas sabemos que existem alguns impactos em diversas esferas da vida das pessoas que vivem em Portugal, tais como: o exercício das atividades laborais em simultâneo com as tarefas domésticas e a relação com as crianças em trabalhos em casa, bem como o acompanhamento de outros dependentes que se encontram em isolamento social”.

A conferência conta com um painel de discussão que terá a participação de Maria José Sousa, professora e investigadora do ISCTE – , Instituto Universitário de Lisboa, de Ana Nunes de Almeida, professora e investigadora do ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e de Carla Violante, psicóloga e psicoterapeuta. E que será moderado pelo jornalista Paulo Farinha.

A presidente da CITE e o Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, irão dar início à conferência. Caberá à secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro. o encerramento da mesma.

Para participar, basta aceder ao site da CITE.

Comentários

Artigos Relacionados