Start-up suíça lança dispositivo para medir nível de burnout

A Nutrix AG desenvolveu um dispositivo que monitoriza o stress e a saúde mental. O cortiSense mede os níveis de cortisol através da saliva, disponibilizando planos personalizados de bem-estar.
A start-up suíça Nutrix AG, especializada em soluções para o bem-estar, apresentou o cortiSense, um dispositivo que promete medir os níveis de cortisol através da saliva, fornecendo informações sobre o nível stress e oferecendo planos personalizados de bem-estar. O lançamento está previsto para o final deste ano.
A proposta é que a ferramenta seja prática e não invasiva para o monitorização do stress, segundo o site Engadget.
O cortiSense funciona de forma simples: o utilizador regista uma amostra de saliva, que é analisada para medir o cortisol, a “hormona do stress” . O dispositivo utiliza abas descartáveis com sensores de medição e envia os dados para uma plataforma de saúde digital, a gSense.
Segundo o CEO da Nutrix AG, Maria Hahn, “a empresa está a concentrar-se em capacitar as empresas, observando que o esgotamento dos funcionários pode representar um desafio significativo com um enorme custo humano e financeiro”.
A partir daí, o utilizador pode acompanhar a evolução dos níveis de cortisol e receber orientações sobre como lidar com o stress, tanto ao aspecto físico como mental.