Candidaturas a incentivos fiscais para empresas com I&D foram prolongadas

O prazo para submissão de candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais à atividade de Investigação & Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE), relativas ao exercício fiscal de 2020, foi adiado até 30 junho.

As empresas com atividades em investigação e desenvolvimento têm agora mais um mês para recuperar parte investimento através da dedução à coleta de IRC.

A submissão de candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE), relativas ao ano fiscal de 2020, poderá ser realizada até ao final do sexto mês do ano seguinte ao do período de 2020, sem quaisquer acréscimos ou penalidades. Isto significa que as empresas podem submeter a sua candidatura relativa ao ano fiscal de 2020 até 30 de junho de 2021.

A prorrogação do prazo de candidaturas foi determinada através de um despacho conjunto emitido pelo Ministério da Economia e Transição Digital, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Ministério das Finanças, com data de 3 de maio de 2021, explica a SIFIDE em comunicado.

Esta decisão surge no âmbito de vários despachos emitidos com vista a flexibilizar o cumprimento atempado de obrigações fiscais e do conjunto de medidas de apoio às famílias e empresas anunciadas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia do Covid-19, bem como  reforçar o princípio de colaboração mútua e os mecanismos facilitadores do cumprimento voluntário de obrigações e concessão de benefícios.

Na última década, 3.574 empresas já recuperaram 2.147 milhões de euros do investimento realizado em I&D 122 mil euros por ano foi a poupança média das PME nos últimos cinco anos através dos incentivos fiscais à I&D.

Comentários

Artigos Relacionados