Bill e Melinda Gates apoiam start-up de IA que quer prevenir pandemias

Com sede no Reino Unido, a Exscientia desenvolve soluções para o tratamento de doenças, utilizando inteligência artificial. A start-up acaba de anunciar um contrato com a Fundação Gates.
A start-up Exscientia, sediada em Oxford, no Reino Unido, anunciou que estabeleceu um contrato de quatro anos com a Fundação Gates, de Melinda e Bill Gates, no valor de até 70 milhões de dólares (cerca de 60 milhões de euros).
A empresa produz medicamentos com recurso a software de inteligência artificial (IA) e irá aplicar o investimento no desenvolvimento de comprimidos que possam ser usados para prevenir o Covid-19 e impedir outras pandemias no futuro.
“A pandemia da covid-19 destaca a urgência em desenvolver medicamentos seguros e eficazes para expandir o nosso arsenal contra o vírus e as suas variantes”, disse o CEO da Exscientia, Andrew Hopkins, em comunicado, avança a CNBC.
As “pequenas moléculas terapêuticas” da Exscientia têm como objetivo combater vírus com menor probabilidade de mutação, o que permite aos cientistas criar tratamentos para enfrentar essas doenças no futuro. A start-up afirmou que o seu software de inteligência artificial pode reduzir o tempo de descoberta de novos medicamentos em até 80%.
A empresa também se concentra em apresentar soluções para outras doenças, como influenza (infeção respiratória viral ) e o vírus Nipah, que podem causar problemas respiratórios.
A participação acionista da Fundação Gates na Exscientia não foi divulgada.