Bhout junta-se à FMH para desenvolver modalidade desportiva que alia a atividade física à tecnologia

O objetivo da parceria entre a Faculdade de Motricidade Humana e a Bhout é estabelecer um laboratório de pesquisa dedicado à exploração dos efeitos dos e-sports no corpo humano e criar uma nova modalidade desportiva no espaço do exergaming.
A Bhout, start-up nacional que nasceu com o propósito de revolucionar a forma com que as pessoas se relacionam com o exercício físico, assinou um protocolo com a Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa. O principal objetivo é estreitar a colaboração técnica e científica entre as duas instituições, e promover o conhecimento científico sobre a forma como os videojogos impactam a saúde mental e física dos praticantes.
A colaboração visa ainda o desenvolvimento de uma nova modalidade desportiva, com inspiração no Bhout e na forma como este alia desportos de combate, tecnologia e gaming, numa abordagem holística m saúde dos seus praticantes.
Entre as ações previstas no âmbito do protocolo de cooperação destacam-se a realização de estudos conjuntos sobre esports e videojogos, a partilha de dados e equipamentos desportivos, bem como a participação em eventos e iniciativas públicas.
Segundo o Luís Bettencourt Sardinha, presidente da FMH, esta colaboração visa envolver os alunos em exergames e produzir conhecimento científico nesta área emergente. O objetivo é também criar um novo athletic e-sport de competição, explorando as oportunidades de pesquisa e desenvolvimento no campo dos exergames.
Para Mauro Frota, CEO e cofundador da Bhout, esta parceria é crucial para posicionar a start-up como líder na criação de uma nova modalidade desportiva olímpica.
O acordo, oficializado durante uma cerimónia na sede da FMH, terá uma duração inicial de dois anos, marcando o início de uma colaboração entre academia e indústria no campo dos e-sports e exergaming.