BEI e Comissão Europeia assinam acordo para aumentar investimentos no mundo

A Comissão Europeia vai apoiar até 26,7 biliões de euros as operações financeiras do BEI nos próximos sete anos, a nível mundial. Nos investimentos a realizar estarão em destaque setores como energia limpa, infraestrutura digital e de transporte, saúde e educação.
A Comissão Europeia (CE) e o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram ontem um Acordo de Garantia através do qual a Comissão apoiará até 26,7 biliões de euros as operações financeiras do BEI de forma a permitir investimentos públicos cruciais em setores como energia limpa, infraestrutura digital e de transporte, saúde e educação nos próximos sete anos e em todo o mundo, num projeto designado Global Gateway.
Este Acordo de Garantia será o maior assinado no âmbito do novo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável Plus (EFSD+), estabelecido pelo regulamento NDICI – Global Europe. Apoiará as transições ecológicas e digitais nos países parceiros da União Europeia e a implementação da estratégia Global Gateway, incluindo o Global Gateway Africa-Europe Investment Package.
O acordo permitirá ao BEI financiar a execução dos investimentos chave identificados nos Planos Económicos e de Investimento da UE para os Balcãs Ocidentais e as regiões meridional e oriental.
Mais de dois terços desta cobertura de garantia estão previstos para investimentos nos países do alargamento e países vizinhos. Contribuirá também para financiar a reconstrução da Ucrânia no pós-guerra. A parte restante será utilizada para empréstimos do BEI a projetos na África Subsariana, Ásia, Pacífico, América Latina e Caraíbas.
“A nova estratégia Global Gateway da UE irá ajudar-nos a ligar a Europa e os parceiros em todo o mundo, com investimentos em infraestruturas sustentáveis e de alta qualidade. Agora, mais do que nunca, precisamos de parcerias mais fortes, apoiadas por instrumentos financeiros ambiciosos, como o acordo de garantia de hoje. Contamos com o Banco Europeu de Investimento como nosso principal parceiro estratégico à medida que implementamos a estratégia Global Gateway. Por meio da nossa poderosa ferramenta, o Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável Plus, as nossas garantias alavancarão biliões de investimentos – tanto do setor público quanto do privado. Esta é a Team Europe em ação, trabalhando em conjunto para criar um impacto transformador para os nossos parceiros” esclareceu Jutta Urpilainen, Comissária responsável pelas Parcerias Internacionais.
Werner Hoyer, presidente do Banco Europeu de Investimento, frisou que este acordo “é uma ferramenta essencial para implementar a estratégia Global Gateway e apoiar uma recuperação verde, digital e inclusiva em todo o mundo. Os desafios de hoje exigem níveis de investimento sem precedentes. Parcerias, cooperação multilateral e mobilização de capital privado são pré-condições para o sucesso. Com o BEI Global, o nosso novo braço para parcerias internacionais e financiamento do desenvolvimento, pretendemos aumentar o impacto dos investimentos da UE em todo o mundo, através de uma cooperação mais estreita numa abordagem “Team Europe”.