BBC 100 Women: a lista das mulheres mais inspiradoras e influentes de 2021

A BBC destaca na sua mais recente edição as 100 mulheres de todo o mundo que se distinguem nas suas áreas de atividade e que contribuem para que se esbatam as desigualdades entre géneros. Metade da lista é constituída por mulheres afegãs.

A BBC divulgou esta semana a sua lista anual das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes de todo o mundo. A BBC 100 Women voltou a eleger as mulheres que foram destaque nas manchetes dos jornais ou que influenciaram histórias importantes nos últimos 12 meses, bem como aquelas que têm histórias inspiradoras para contar ou conquistaram algo significativo.

Entre elas, encontramos na edição de 2021 Malala Yousafzai, a mais jovem vencedora do Prémio Nobel da Paz, a primeira mulher primeira-ministra de Samoa, Fiamē Naomi Mata’afa, a professora Heidi J Larson, que dirige o Vaccine Confidence Project, e a autora Chimamanda Ngozi Adichie.

Segundo a BBC, a edição deste ano dedicou metade da lista a mulheres de um país – o Afeganistão. Os recentes acontecimentos no país aumentaram a insegurança de milhões de afegãos e ganharam espaço destaque nas manchetes. Paralelamente, grupos promotores dos direitos humanos manifestaram-se pela liberdade deste povo.

“Ao dedicar metade da lista às mulheres que são de lá ou que trabalham no país, queríamos destacar quantas foram forçadas a desaparecer das áreas da vida pública, bem como partilhar a voz de quem está a ser cada vez mais silenciada ou que faz parte de uma nova diáspora afegã”, explica a BBC.

Algumas das mulheres afegãs são reveladas anonimamente na lista. O objetivo é protegê-las e às suas famílias.

Consulte a lista deste ano.

Comentários

Artigos Relacionados