Banca está mais digital e interessada em perfis profissionais híbridos

A procura por profissionais com experiência financeira e competências digitais está a aumentar na banca, que está cada vez mais digital.
De acordo com o Guia Salarial 2025 da Adecco Recruitment, a procura por profissionais híbridos (que acumulem experiência financeira e competências digitais), está a aumentar no setor da banca, impulsionada pela automatização de processos e pelo surgimento de novas fintechs, instituições de crédito e fundos de investimento.
“A transformação da banca vai muito além da digitalização. Exige talento com visão integrada, capacidade de antecipar riscos e conhecimento profundo dos sistemas financeiros. As exigências aumentaram – e a escassez de talento especializado é real”, afirma Bernardo Samuel, diretor da Adecco Recruitment Portugal.
Entre as funções mais bem remuneradas do setor estão Corporate Finance (até 90 mil euros/ano em Lisboa), Responsável de Risco (até 80 mil euros) e Responsável de Compliance (até 80 mil euros) refletindo a procura por perfis técnicos com visão global e capacidade de atuar em ambientes regulatórios exigentes.
O segmento de Private Banking mantém-se competitivo, com salários entre 30 mil e 70 mil euros/ano, tanto em Lisboa como no Porto, enquanto funções como Analista de Risco, Auditor Interno e Product Specialist apresentam faixas entre 21 mil e 70 mil /ano, com variações consoante a senioridade e a localização.
Observa-se uma tendência de convergência salarial entre Lisboa e Porto, impulsionada pela globalização e pela presença de centros de decisão internacionais em ambas as cidades, apesar das diferenças regionais ainda existentes.
A banca digital assume cada vez mais uma posição estratégica, com as instituições a reforçarem o investimento em CRM, cibersegurança e reporting regulatório. Além disso, a crescente complexidade do contexto económico, aliada ao aumento das exigências legais, tem colocado em destaque especialistas em compliance, controlo de risco e reporting prudencial. Com este cenário, este ano destacam-se quatro tendências no setor bancário: digitalização acelerada, compliance e gestão de risco, consultoria e investimento, e modernização da banca tradicional.