Carol Leaman fundou a Axonify com o objetivo de transformar a formação empresarial em jogos capazes de gerar aprendizagens e resultados sobre o progresso alcançado.

E se de repente lhe propusessem passar a formação interna da sua empresa para uma plataforma de jogos? Foi isto que Carol Leaman fez ao criar a Axonify, que se afirma como a primeira plataforma de formação de colaboradores do mundo.

Carol Leaman não é um nome desconhecido no mercado empreendedor norte-americano. Antes da Axonify fundou e liderou a PostRank Inc., uma empresa de análise de social engagement que vendeu à Google em 2011.  Antes disso tinha já criado e liderado várias tecnológicas, como a RSS Solutions e a Fakespace Systems.

Desta vez, Leaman criou Axonify com o objetivo de ser a disruptora do setor da formação empresarial. Esta consiste numa plataforma que combina uma abordagem de microlearning capaz de gerar conhecimento sob demanda, numa experiência totalmente gamificada e geradora de informação sobre a evolução da aprendizagem e do desempenho alcançado por cada colaborador.

Como referem no site da empresa, “a Axonify foi a primeira a apresentar o microlearning ao mundo empresarial em 2009, com o nosso primeiro cliente, o Pep Boys”.

“O que fizemos foi transformar completamente a maneira como as empresas levam o conhecimento e a informação aos seus colaboradores. Recorremos à mecânica dos jogos em torno dos principais conhecimentos a aprender. Podemos ensinar qualquer coisa, sejam políticas e procedimentos ou uma nova forma de impulsionar o desempenho das vendas”, referiu Leaman ao Canadian Business.

Segundo a responsável, “alguns dos jogos são quebra-cabeças, ou jogos de estilo arcade, ou mesmo para vários jogadores, sendo os colaboradores a escolherem o que querem jogar. Embutido em cada jogo está uma questão cuja resposta o colaborador tem de conhecer. Incorporámos pesquisas sobre ciência cerebral e memória que comprovam que o ato de jogar quebra as barreiras à receção de informação. Integrámos também um sistema de bónus para que os escritórios estejam constantemente a recompensar os colaboradores pela aquisição de conhecimento. No final disponibilizamos análises que mostram como o conhecimento se traduziu numa mudança de comportamento, o que leva a empresa a ter um resultado mensurável do retorno do investimento”.

A Axonify fornece conteúdo de microlearning em pequenas quantidades, num tempo previsto de utilização pelos colaboradores entre três e cinco minutos por dia, de forma a que se adaptem continuamente ao que cada colaborador sabe e não sabe. Tratam-se de mais de uma dúzia de mecânicas de jogo que impulsionam a participação voluntária do colaborador, de forma a garantir que o conteúdo é mantido e aplicado, sendo posteriormente rastreando e avaliando em termos do impacto gerado.

A tecnologia da Axonify está a ser usada em empresas como a Walmart, a Johnson & Johnson, a Bloomingdale’s e a Toyota.

Comentários