As novas profissões do mundo virtual, segundo o PageGroup

O universo corporativo está a assistir ao aparecimento de novas profissões, muito por conta do mundo virtual que nos últimos anos tem conquistado espaço no universo laboral. A consultora inglesa PageGroup listou algumas das potenciais profissões do futuro.
As profissões tradicionais estão a perder terreno para novas que vão surgindo à medida que as empresas se tornam cada vez mais tecnológicas e migram os seus serviços para ambientes virtuais. O metaverso (terminologia usada para identificar um tipo de mundo virtual que junta realidade virtual, aumentada e Internet), está a criar um “mundo” completamente novo e a motivar o aparecimento de novas áreas de atividade para as quais são necessários novos talentos e profissionais com novas skils, o que vai originar novas profissões.
Especializada em recrutamento, a consultora britânica PageGroup fez uma listagem, partir de tendências e análises de especialistas, das profissões que, a breve trecho, podem surgir no metaverso. A maioria delas vai implicar ter conhecimentos em criptomoedas, em inglês avançado, bem como capacidade analítica e boa comunicação.
No total, a PageGroup identificou 17 novas potenciais profissões que englobam setores de atividade que vão das finanças, às tecnologias, indústria e segurança.
Gestor de investimentos
Ajuda as pessoas a fazerem investimentos em criptoativos de forma a potenciarem os seus rendimentos dentro e fora do ambiente do metaverso.
Gestor de património e imobiliário digital
Esse profissional fará a gestão de terrenos, construções e propriedades dentro do metaverso. Também avaliará investimentos em imóvel digitais para seus clientes.
Especialista em estruturação de linhas de crédito
Profissionais que irão estruturar linhas de crédito em criptomoedas para compra de NFTs dentro do metaverso.
Analista de taxas de transação virtual
À medida que as transações financeiras aumentam no metaverso, os pesquisadores de dados precisarão de apoio para analisar e criar melhores taxas dentro da blockchain. O analista de taxas será possivelmente um estatístico com essa responsabilidade.
Gestor de seguros financeiros
Terá como responsabilidade vender seguros financeiros que protejam os investidores em criptoativos contra a oscilação das moedas no mercado.
Gestor de segurança da informação e riscos
O profissional que desempenhar esta função deve cuidar para que o desenvolvimento de tecnologias e ecossistemas esteja seguro e não haja falhas de segurança das informações. O especialista terá de prever com precisão como as funcionalidades do metaverso serão usadas e como serão os componentes críticos de segurança.
Especialista em segurança cibernética
Irá avaliar e bloquear invasões em tempo real e garantir que as leis e protocolos definidos pela equipa de segurança da informação sejam reconsiderados e corrigidos.
Engenheiro de tecnologia de metaverso
Similar aos designers de games e aos engenheiros de software, o engenheiro de Metaverso será como um construtor: terá que ter visão de futuro, já que muito do que será construído ainda não existe. Precisará transformar ideias em tecnologia e soluções de produto, sempre considerando as regras e protocolos de segurança do mundo virtual.
Developers de avatares
Serão profissionais que ajudarão na personalização de avatares para indivíduos e empresas. Deverão ter conhecimentos em programação e desgin, e poderão especializar-se também em realidade aumentada e 3D.
Cientista de pesquisa em Metaverso
Responsável por construir teorias onde o mundo inteiro seja visível e possa ser acionado de maneira digital. A tecnologia será a base para jogos, anúncios, controle de qualidade em fábricas, saúde conectada e tudo o que estiver relacionado ao metaverso.
Estilista de moda digital
Com a evolução dos NFTs, alguns designers vão se especializar em desenvolver produtos para o mundo virtual, sejam “skins” (roupas para avatares) ou acessórios. Já existem alguns exemplos em marcas como a Nike. Além de conhecimento do metaverso, precisarão de habilidades em estilismo e modelagem, design têxtil, ilustração e animação.
Designer espacial digital
Com a evolução dos cenários e das interfaces nos jogos, cada vez mais marcas criação cenários e lojas dentro desse mundo virtual, a fim de promover a melhor experiência. O designer vai pensar nesses cenários. Algumas empresa do retalho experimentam já a conversão para venda desses espaços.
Diretor de eventos
Responsável por promover eventos virtuais, com a oportunidade de ter um alcance muito maior que num evento físico.
Influenciador Avatar
Avatares criados a partir de influenciadores reais ou não. Atuam como influenciadores de marcas, com a vantagem de estar sempre disponível e em vários locais ao mesmo tempo.
Engenheiro de Hardware
Responsável por construir sensores de operações industriais seguros o suficiente para serem utilizados em testes industriais.Os testes de simulação dentro do metaverso serão aprimorados, por isso a necessidade desse profissional.
Gestor de Segurança
Além dos sensores de segurança, o setor industrial abrange uma larga gama de leis de segurança do trabalho que precisam ser seguidas. O gestor de segurança auxiliará em como implantar estas leis na arquitetura de funcionalidade do metaverso, nos processos, design e etapas de validação.
Developer de ecossistema
Responsável por coordenar as interações de indústrias e parceiros diferentes. Articula todos os agentes corporativos, de governo e civis para criar funcionalidades em larga escala, entre diferentes experiências virtuais.