Arena Hub: o primeiro hub de inovação na área do desporto no Brasil
Brasil vê nascer primeiro hub de inovação na área do desporto, que tem como objetivo ligar profissionais, start-ups, entidades, investidores e grandes empresas do ecossistema, com vista a criar, a apoiar e a acelerar iniciativas e ideias que promovam a transformação digital e social.
Foi criado um centro de inovação e fomento ao empreendedorismo no Brasil, que visa desenvolver a indústria do Desporto, Media e Entretenimento, procurando ligar profissionais, start-ups, entidades, investidores e grandes empresas do ecossistema.
Denominado Arena Hub, este projeto resulta da junção de forças de algumas empresas que já atuam com start-ups e empresas tradicionais, e que foram desafiadas pelo governo do Estado de São Paulo a promover a inovação na área desportiva.
Entre elas está a 2simple, empresa que cria estratégias para empreendedores, transforma ideias em negócios sustentáveis e liga empreendedores a investidores, e a B.ONUZ, legaltech que apoia mais de 400 start-ups no Brasil com questões jurídicas.
O Arena Hub está localizado no Allianz Parque, em São Paulo, numa área com 4 mil m² com capacidade para mais de mil pessoas, e é o maior centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco em desporto e entretenimento da América Latina, avança a Gazeta Esportiva.
O projeto foi idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Federação Paulista de Futebol (FPF), EY e 2simple, com o intuito de promover o crescimento sustentável do ecossistema empreendedor do Brasil.
De acordo com um estudo elaborado pela Markets and Markets, o mercado das chamadas Sports Tech está em ascensão, com mais de 4 mil empresas no mundo e mais de 400 no Brasil, principalmente o mercado de E-Sports. Em 2018, esse segmento (e-sports) contou com investimentos em venture capital que totalizaram 2,5 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros).
Um outro estudo elaborado pelo Arena Hub com base em informações do site TechCrunch refere que a área que irá mais crescer no setor nos próximos 12 meses é a da tecnologia focada em agregar valor aos fãs de desporto, segue-se área focada no aumento de performance no desporto e, por fim, a da mexperiência dos consumidores em estádios.