Aproveite o outono para conhecer alguns dos melhores trilhos europeus para caminhadas

Com as férias de verão quase a terminarem, o outono abre uma nova janela de oportunidade para novos momentos de lazer e relax.  Aproveite o que a Europa tem de melhor para férias de caminhadas.

Agora que o verão caminha a passos largos para o fim, com o outono no horizonte, é altura de começar a pensar em como pode aproveitar os dias mais frescos da nova estação para continuar a usufruir de momentos de descontração na natureza, quem sabe com umas caminhadas em alguns dos mais interessantes trilhos da Europa.

A pensar nos apreciadores deste tipo de férias, amantes da natureza que querem fugir às multidões dos centros urbanos, e apreciadores da paisagem bucólica caraterística do outono, a Euronews Travel sugere cinco possibilidades no continente europeu. Confira as propostas e boas caminhadas.

Douro, Portugal

A região do Douro, no Norte de Portugal, é um dos destinos sugeridos pelos diversos trilhos de caminhada que tem para oferecer aos viajantes. Colinas maioritariamente preenchidas de vinha dominam a paisagem. As condições únicas da região para o cultivo de uvas, e o facto de setembro ser por excelência o mês das vindimas, faz do vale do Douro uma zona de excelência para caminhadas de outono e para explorar todas as possibilidade que esta região tem para oferecer aos visitantes, sob um clima, regra geral, ameno. Pode começar o percurso no Pinhão e, a partir daí, seguir os trilhos que o levam às inúmeras quintas vinícolas instaladas na zona e apreciar a paisagem, e beber um vinho do Porto.

Trilha Rila Traverse, Bulgária

Esta é uma caminhada de cerca de sete dias que acontece entre lagos gelados, picos irregulares, florestas e parques nacionais na Rila Traverse, Bulgária. É um percurso para quem já tem alguma experiência em fazer caminhadas porque exige que tenha conhecimentos para usar mapas e manusear uma bússola. Grande parte dos trilhos está assinalado, contudo o caminhante tem de acautelar a sua segurança caso as condições climatéricas sejam adversas. O Rila Traverse é um destino ideal para os viajantes que procuram um desafio. Pode partir da capital, Sofia, por exemplo, ou de Borovets, Malyovitsa ou Panichishte locais que ficam a cerca de uma hora e meia de carro da cidade.

Floresta de Fontainebleau, França

A pouco mais de 40 minutos de comboio de Paris, a Floresta de Fontainebleau tem mais de mil quilómetros de trilhos para caminhadas, e é a segunda maior floresta nacional de França. O circuito Massif des Trois Pignons, que contorna a floresta, é um dos percursos mais populares e pode ser feito entre três a quatro horas, por um caminho predominantemente rochoso. Setembro e outubro são apontados como os melhores meses para escalar na floresta.

Montanhas Tatra, Polónia/Eslováquia

Situadas na fronteira entre a Polónia e a Eslováquia, as montanhas Tatra fazem parte da cadeia dos Cárpatos e são um parque nacional que tem vários picos com mais de 2.400 metros de altitude. Muitos dos seus trilhos são acessíveis para os praticantes de trekking com experiência limitada. Do lado da Eslováquia pode apanhar teleférico Kasprowy Wierch que o leva ao Pico Lomnitz, a segunda montanha mais alta das Tatra.

Pirenéus, França

A cordilheira que separa a Península Ibérica do resto da Europa reúne uma variedade de condições climatéricas ao longo dia, quer esteja na zona Norte ou Sul, proporcionando diferentes cenários. Nos Pirinéus, a neve começa a acumular-se a partir do final de outubro e por isso tem de escolher bem os percursos a fazer nesta altura do ano. Pode começar a sua caminhada em localidades como Foix, Pau ou Lourdes situadas no base das montanhas.

Comentários

Artigos Relacionados