Opinião
Análise inteligente de dados: um investimento com futuro
No contexto da transformação digital em curso, cada vez mais empresas estão a utilizar ferramentas de gestão e análise de dados para melhorar a sua competitividade. Os dados passaram a estar no centro do negócio digital.
Gerir, analisar e proteger as informações de forma adequada é uma necessidade imperativa para as organizações que querem ter sucesso. Sempre que utilizamos dispositivos móveis ou computadores para fazer compras/vendas através da internet, ver filmes ou aceder a sites de entretenimento, entre muitas outras ações, estamos a gerar dados. O que a função analítica faz é aproveitar esses dados e transformá-los numa linguagem precisa e real, fácil de entender, que revela às empresas conhecimentos úteis e estratégicos para a tomada de decisões.
Qual é o caminho para conseguir alcançar este objetivo?
O primeiro passo é convencer-se da sua importância. As empresas que perceberem que a análise inteligente dos dados representa um investimento prioritário e imprescindível na sua estratégia comercial terão uma vantagem sobre aquelas que a considerarem apenas mais um custo entre tantos outros das operações quotidianas, potenciando ganhos através de melhor oferta e menor desperdício de recursos.
Para tal, é fundamental dispor de equipas qualificadas, com experiência em gestão de dados. Felizmente, a tendência é cada vez mais empresas já terem áreas específicas dentro da sua estrutura dedicadas à análise inteligente de informações. De acordo com o Data Management Benchmark Report de 2023, realizado pela associação EDM Council, 65% das empresas nomearam ou incluíram formalmente na sua estrutura um responsável especializado em dados, o que representa um crescimento de 5% em relação à medição anterior.
A tecnologia é um dos elementos-chave para desenvolver uma função analítica de qualidade que impacte positivamente as estratégias de negócio das empresas. Atualmente, há muitas opções disponíveis, tais como ferramentas de gestão de dados baseadas em IA, e soluções abrangentes e flexíveis que se adaptam às necessidades específicas das empresas. Uma das propostas mais poderosas do mercado são sem dúvida as ferramentas analíticas disponibilizadas na cloud, que oferecem informações valiosas e confiáveis para a estratégia de negócio e a tomada de decisões dos diretores, com base em ferramentas que utilizam tecnologias como IA, Machine Learning e análise preditiva. E para a implementação, o mais seguro é recorrer a um parceiro tecnológico experiente no caminho rumo à transformação digital.
Segundo o relatório da plataforma Cloudscene, os EUA são o país com mais centros de dados no mundo – 2.755 no total, seguido, de longe, pela Alemanha (495), pelo Reino Unido (452) e, depois, pela China (443). Estes números demostram que a gestão e a função analítica de dados certamente continuarão a crescer nos próximos anos. Já não se trata de uma opção, mas sim de uma parte essencial para fazer crescer as empresas, abrindo caminho para que se tornem mais resilientes, competitivas e bem-sucedidas.