Ainda vai de férias e procura um destino sustentável? Suécia, Finlândia e Áustria lideram a lista Euromonitor.

Suécia, Finlândia e Áustria são os países europeus melhor posicionados para os viajantes com preocupações ecológicas. A conclusão é da Euromonitor International.
Para os viajantes interessados em destinos de férias sustentáveis, o “Sustainable Travel Index 2023”, estudo anual da Euromonitor International, revelou alguns dos destinos europeus alguns dos mais sustentáveis do mundo.
As atenções vão para a Suécia, Finlândia e Áustria que ocupam os três primeiros lugares do Index. A ocupar a quarta posição, a Estónia foi o país que mais subiu (cinco lugares) face ao ranking do ano passado.
Aliás, a Europa está em destaque no “Sustainable Travel Index 2023”, uma vez que consegue ter 19 das 20 primeiras posições da lista preenchidas por países da União Europeia ou países membros do acordo de Schengen. A exceção cabe a um país da América Latina, concretamente ao Uruguai que este ano subiu 15 posições. Já Portugal ocupa a 16.ª posição do ranking.
Refira-se que, tradicionalmente, os países europeus ficam bem classificados neste Index, deixando para trás destinos do continente americano, Ásia e África.
Top 20 Sustainable Travel Index 2023
Suécia, Finlândia, Áustria, Estónia, Noruega, Eslováquia, Eslovénia, Islândia, Letónia, Suíça, França, Lituânia, Dinamarca, República Checa, Alemanha, Portugal, Croácia, Uruguai, Roménia, Polónia.
Quanto às cidades mais sustentáveis, destaque para o desempenho de dois destinos espanhóis – Madrid e Sevilha – que ocupam o segundo e terceiro lugares, a seguir à líder Melbourne, na Austrália, considerada a cidade mais sustentável do mundo.
A classificação dos países é feita com base num conjunto de 56 indicadores, distribuídos por sete pilares – ambiental, social, económico, risco, procura, transporte e alojamento – que determinam o desempenho dos 99 países contemplados no relatório, através de um sistema de pontuações e ponderações para produzir a classificação global.
Refira-se, ainda que a pesquisa da Euromomitor constata também que há uma elevada percentagem de pessoas (80%) dispostas a pagar mais (até 10%) pelas suas férias se estas incluírem elementos sustentáveis. Ao mesmo tempo, 41% dos viajantes estão dispostos a pagar mais de 30% pela aventura e pelo ecoturismo.