Ainda não encontrou o emprego certo? Estas podem ser as razões.
Sente que o mercado de trabalho é uma selva cheia de oportunidades? Imagina-se de arma em punho à caça dos melhores empregos? Saiba o que pode estar a dificultar esta sua tarefa.
Tem-se candidatado a vagas de emprego e até consegue algumas entrevistas, mas algo não está a funcionar? Ou a empresa à qual concorre não parece adequada ou a função – e o salário – não o animam?
Segundo Adunola Adeshola, fundadora do employeeREDEFINED.com, site de carreiras dedicado aos millennials que se sentem presos no trabalho e na vida, “treinei muitos profissionais de alto desempenho que se depararam com esse problema [o de não encontrar o emprego certo]. Nestes casos, é tentador culpar a economia, a situação do mundo ou o lento mercado de trabalho. Embora, no momento, isto não ajude, há outros motivos pelos quais pode não estar a encontrar o emprego certo. O lado bom é que depois de ajustar alguns aspetos, pode aumentar significativamente as suas probabilidades de conseguir um novo emprego que traga o seu entusiasmo de volta”.
Adeshola aponta, na Forbes, três razões que podem estar a dificultar a sua procura de emprego.
1. Não fazer um balanço da carreira e do que realmente quer
Está motivado para conseguir um novo emprego o mais rápido possível, por isso começa a procurar. Mas começar a pesquisar por uma vaga sem fazer um balanço da sua carreira é um dos principais motivos pelos quais pode estar a achar difícil encontrar o emprego certo para si.
Ao contrário da crença popular, essa procura não começa com um currículo ou o preenchimento de um formulário. Deve começar por identificar o que está a faltar na sua carreira. Por exemplo: quer mais responsabilidades de liderança? Gostaria de trabalhar numa empresa que valoriza o trabalho remoto e a flexibilidade?
Deve fazer uma lista e considerar o que precisa para ser bem-sucedido na sua próxima função, para ter a certeza do que procurar e evitar candidatar-se a vagas que não se adequam ao seu perfil. Ou pior ainda: corre o risco de não encontrar nenhum emprego porque não sabe o que realmente quer.
2. Estar aberto a desafios, mas não estar consciente
Se está constantemente a dizer que está aberto a novos desafios, mas não oferece nenhuma pista sobre o tipo de oportunidades que gostaria de ter, esse é provavelmente outro motivo pelo qual não está a ter sucesso na procura de emprego.
“Uma das minhas clientes estava pronta para conseguir um novo emprego, mas dizia que estava preocupada por causa da pandemia e da situação económica. Apesar disso, em vez de apenas dizer que estava aberta a todas as oportunidades, teve consciência das várias funções que permitiriam alavancar as experiências e conhecimentos que já possuía. Ao fazê-lo, conseguiu uma posição completamente diferente da que a que tinha imaginado. Para completar, a sua nova função ainda está alinhada com as responsabilidades e objetivos de carreira que desejava”, exemplifica Adeshola.
Em vez de simplesmente dizer que está disponível, procure saber quais as ofertas que mais existem, para que, assim, possa tomar uma decisão correta.
3. Desperdiçar o potencial da rede de contactos
Pode passar cinco horas por dia à procura de emprego e a fazer pesquisa em vários sítios. Mas, mesmo que dedique mais tempo à procura do seu emprego de sonho, se esse tempo adicional for mal gasto, a sua missão pode ser adiada.
Em vez disso, Adeshola sugere que “deve considerar conectar-se com outros profissionais com ideias semelhantes às suas e que já alcançaram o objetivo de carreira que procura. Por exemplo: se procura fazer a transição do setor da saúde digital para o de comércio eletrónico, encontre alguém que tenha feito uma mudança equivalente e aprenda sobre essa aventura. Conectar-se com pessoas que alcançaram objetivos parecidos ajudá-lo-á a descobrir mais oportunidades e maneiras de encontrar o emprego ideal”.
“Considere, ainda, trabalhar com um coach de carreira para ajudá-lo a identificar quais são as suas habilidades e acelerar a procura. Quando se trata de encontrar os empregos certos e consegui-los, obter a orientação de outras pessoas pode tornar o processo muito mais fácil e rápido”, conclui a estratega de carreira norte-americana.