O Covid-19 trouxe muitos imprevistos que estão a exigir uma “ginástica” de adaptação das empresas e das famílias. Contudo, esta crise também pode ser uma porta aberta e tornar-se num acelerador da digitalização dos serviços financeiros. Conheça as áreas em que as start-ups fintechs podem ajudar.

O coronavírus está a alterar vidas, não só das pessoas, mas também das empresas. Para evitar o potencial de transmissão, podem ser úteis soluções que já existem e que digitalizam processos só possíveis, antes, com um contacto pessoal.

A Fintech House, espaço que acolhe a comunidade de start-ups fintech, explica como os serviços deste ecossistema podem ajudar os negócios nesta fase.

1. Pagamento digital
Tem sido desaconselhada a utilização de dinheiro e por isso evitar usá-lo é uma das prioridades do momento. Start-ups como a Ifthenpay e a easypay podem ajudar as empresas a implementar mais facilmente um serviço de pagamentos por referências multibanco, MBWAY, PAYSHOP, etc. Do café ao pagamento de fornecedores, estas soluções permitem qualquer pagamento por via digital. O pagamento digital é uma vantagem competitiva nesta fase em que os clientes estão menos dispostos a utilizar dinheiro “vivo”.

2. Seguros online
Se antes eram necessárias reuniões, idas ao banco e inúmeras trocas de papéis para contratar um seguro, hoje as soluções digitais trazem muitas opções para as empresas à distância de um clique. A Lovys, por exemplo, ajuda-o a contratar seguros para o seu telefone ou carro e a Coverflex permite-lhe gerir e contratar todos os seguros da sua empresa (equipamentos, saúde, etc..) numa só plataforma online.

3. Financiamento online
O financiamento de projetos em empresas é também um processo que implica várias reuniões e papeladas, mas hoje é possível aceder a outras soluções totalmente digitais e com um processo mais simplificado. A GoParity, por exemplo, permite o financiamento de empresas com negócios sustentáveis, onde a angariação de fundos é feita online, através de uma plataforma onde qualquer pessoa pode investir. Também a Seedrs permite o financiamento online de projetos ou empresas que estejam dispostas a oferecer um produto ou parte da sua empresa em troca do montante investido.

Comentários