Afrolis lança crowdfunding para dar voz a jornalistas negras em Portugal

Projeto jornalístico quer fazer a diferença, promovendo a equidade, a justiça racial e a igualdade de género, mas precisa de investimento. Por isso, lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma GoFundMe para angariar 15 mil euros.
O Afrolis, projeto jornalístico de partilha de narrativas enraizadas no apoio ao trabalho de mulheres negras em Portugal, lançou uma campanha para a angariação de fundos para financiar o desenvolvimento da iniciativa. A plataforma pretende angariar 15 mil euros para salários, produção de conteúdo e organização de uma conferência.
“A nossa missão centra-se na participação de mulheres negras e racializadas na produção de conteúdos mediáticos que as representem. A literacia mediática é essencial para nós. Reconhecemos o papel dos media na construção de estereótipos raciais, daí o nosso objetivo ser descolonizar o panorama mediático, porque as vozes das mulheres negras e racializadas importam. Sabemos que, na pirâmide social, as mulheres, e especialmente aquelas que pertencem a minorias (imigrantes, ciganas, asiáticas, etc.), são frequentemente marginalizadas na nossa sociedade. Afrolis.pt é um lugar onde estas vozes são amplificadas, celebradas e acolhidas”, explica o Afrolis na campanha de crowdfunding, disponível no GoFundMe.
A proposta de criação do Afrolis foi reconhecida pelo Google News Initiative Innovation Challenge 2022, que financiou o projeto com o montante de 70 mil euros, a ser aplicado entre novembro de 2022 e novembro de 2023, o que cobre 70% dos custos totais.
“A Afrolis – Associação Cultural terá de angariar por si só cerca de 30 mil euros para completar este orçamento. Recebemos a primeira transferência de 35 mil euros em dezembro de 2022 e a segunda metade só estará disponível em julho”, explica a promotora do projeto. Por isso, procura agora angariar 15 mil euros para pagar salários, organizar uma conferência internacional sobre mulheres, media e diversidade e pagar parte dos custos de produção de dois episódios da série de audiodramas Ritual de Escuta