JUNITEC abre inscrições para hackathon universitário de 2025

A Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico abriu as inscrições para a maratona tecnológica TecStorm. Decorrem até 20 de dezembro.

A JUNITEC – Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico anunciou o início das inscrições para a 9. ª edição do TecStorm, a sua maratona tecnológica. A competição realiza entre os dias 28, 29 e 30 de março de 2025, num local a anunciar, mas as inscrições devem ser efetuadas até ao dia 20 de dezembro.

Com o objetivo de promover o empreendedorismo jovem, esta edição tem como tema central Beyond The Edge Of Innovation, “desafiando os estudantes universitários e recém-licenciados a irem além dos seus limites da inovação com ideias inovadoras e capazes de gerar impacto na sociedade”, refere a organização da iniciativa. Até agora estão confirmadas três das quatro áreas de impacto nos quais os projetos devem enquadrar-se: conectividade, mobilidade sustentável e energia.

“O TecStorm reflete o nosso compromisso com o empreendedorismo jovem, que tem um impacto muito positivo na comunidade. Esta maratona junta jovens talentos de todo o país e apresenta muitas oportunidades de crescimento, além dos prémios que são atribuídos”, explica Mafalda Costa, Gestora do Projeto da JUNITEC.

No final da competição, serão atribuídos prémios aos melhores projetos num valor total superior a 10 mil euros.

Desde a sua criação, em 2017, o TecStorm teve em concurso mais de 700 participantes e distribuiu mais de 50 mil euros em prémios. Destaque para projetos como o DoseIT, um dispositivo inteligente que facilita a gestão e a toma diária de fármaco; o Mantis, que consiste numa passadeira automatizada para reduzir o número de acidentes em locais de baixa visibilidade; ou ainda o LegalAID, uma plataforma que facilita o acesso à justiça para as empresas, através da utilização da inteligência artificial para apoiar na tomada de decisões sobre problemas jurídicos.

A gestora do projeto lembra que “são agora nove edições a conseguir unir a tecnologia e o empreendedorismo num só evento, o que nos tem permitido criar um espaço aberto à inovação e proporcionar um dia inesquecível a todos candidatos envolvidos que trazem os projetos verdadeiramente disruptivos para a maior maratona tecnológica universitária do país”.

Comentários

Artigos Relacionados