Acelerador 5G da NOS e Amazon Web Services escolhe 15 start-ups

O programa de inovação colaborativa promovido pela NOS e pela Amazon Web Services (AWS) recebeu mais de 50 candidaturas. Foram selecionadas 15 start-ups que apresentarão os seus projetos a investidores no dia 30 de junho.
Foram divulgadas ontem as 15 start-ups selecionadas para integrar o Acelerador 5G – Programa de Inovação Colaborativa promovido pela NOS e pela Amazon Web Services (AWS), com o apoio da Startup Lisboa.
Após uma pré-seleção de mais de 50 candidaturas, foram 30 os projetos que passaram para a fase de apresentação ao júri, composto por representantes da NOS, da AWS, da Armilar e da Startup Lisboa, que selecionou as 15 finalistas agora conhecidas. São start-ups com projetos em áreas tão diversas como saúde, indústria, ambiente, smart cities, entretenimento ou turismo, com soluções que recorrem a tecnologias como IOT, realidade virtual e realidade aumentada, ou seja, em comum recorram à tecnologia 5G para fazer crescer os seus negócios.
Regra geral, os 15 projetos selecionados estão numa fase de maturidade média-elevada e alguns já têm, inclusive, uma base sólida de clientes.
- AgroInsider: Serviços de precisão para a agricultura em larga escala;
- AR Geo: Solução que combina o uso da realidade aumentada e da geolocalização ao serviço do marketing digital;
- BBox Sports: ferramenta de engagement que desenvolve novas formas de conexão entre os fãs e as suas equipas desportivas;
- BestHeath4U: Adesivo inteligente integrado com software de previsão e rastreamento digital;
- BoxToLife: Plataforma na nuvem, através da qual é possível criar e gerir conteúdo interativo para perfis específicos de visitantes de museus, parques ou monumentos.
- Clever Volume: Solução simples, automática e escalável de obter informação sobre desperdício e gestão de resíduos em segundos.
- FootAR: Experiência de realidade aumentada para os adeptos de desporto, através de uma second screen app;
- Kit AR: Solução de realidade aumentada e machine learning para capacitar os operadores de chão de fábrica e otimizar os processos de produção;
- Live Electric Tours: Experiência de self-drive com viaturas 100% elétricas, equipadas com internet grátis, GPS Audio Guia e uma câmara live;
- Omniflow: Soluções sustentáveis para cidades inteligentes, como, por exemplo, o Smart IoT Lamppost, um poste de iluminação inteligente;
- Onalytics: Soluções para gestão de ativos industriais retornáveis em cadeias de distribuição complexas;
- PackIOT: Solução IoT simples e definitiva para o aumento da eficiência no ambiente da indústria;
- UShowMe: Plataforma de Live Stream e Video-On-Demand interativa para a indústria das artes e cultura;
- SurgeonMate: Aplicação desenvolvida para profissionais de saúde que permite criar e armazenar conteúdo multimédia e dados clínicos num serviço de nuvem seguro;
- Virtuleap: Solução que combina neurociência e computação especial.
Depois de terem passado por um bootcamp, que teve como finalidade perceber as potencialidades da nova tecnologia e as aplicações que o 5G pode ter, bem como alinhar os objetivos e trajetórias do desenvolvimento das ideias e negócios com as metas do programa, a partir de 21 de maio estas start-ups vão passar pela fase de mentoria. Aqui, serão acompanhadas por especialistas da NOS, da AWS e parceiros no desenvolvimento dos projetos. Esta fase também contempla webinars, sessões de networking e de open innovation e talks de especialistas na tecnologia 5G, empreendedorismo e capital de risco.
O programa termina a 30 de junho. As finalistas apresentarão as suas soluções a potenciais parceiros e investidores, entre os quais a Armilar Venture Partners, entidade gestora do Fundo NOS 5G de 10 milhões de euros.