Opinião

A Liderança feminina

Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa

Nos dias de hoje, o mundo está sujeito a rápidas mudanças e as empresas não são exceção. Este é apenas um dos motivos que revela o papel fundamental da presença de mulheres em cargos de liderança para as organizações.

Conhecemos o caminho que as mulheres têm percorrido na sociedade para conseguirem assumir papéis que são seus por direito, mas acredito que no meio empresarial começa a existir uma consciência comum do seu impacto.

Quanto à liderança, na minha opinião, não deve existir uma comparação ou competição de “qual a melhor”, deve sim existir uma valorização de ambas, bem como possuir a inteligência para utilizar as potencialidades de forma combinada e construir lideranças mais sustentáveis e saudáveis. Nos vários exemplos de liderança feminina que tenho o privilégio de contactar, para além do profissionalismo exímio, denoto outras tantas características fundamentais para o meio empresarial.

Poderia falar da badalada capacidade de pensar e agir em diferentes assuntos em simultâneo, mas indo mais além, saliento a capacidade de adequação, inclusão e relacionamento interpessoal, facilidade em encontrar respostas alternativas, e ainda, a capacidade empática e sensibilidade. Vivemos num mundo com fácil acesso a todo o tipo de informação, repleto de inovações e velocidade.

Apesar das inúmeras potencialidades, isto gera incertezas sendo determinante a capacidade feminina de lidar com falta de controlo ou previsão. Sem dúvida, a liderança feminina gera mais segurança e equilíbrio na incerteza e desafios dos dias de hoje!

Mais do que nunca, temos e devemos combater estereótipos retrógrados sobre as mulheres e sobre o seu papel de liderança. Acredito que só reconhecendo o valor e potencial das mulheres construímos lideranças e empresas com mais propósito e impacto.

Sinalizando o Dia Internacional da Mulher, reconheço e encorajo a mais cargos de liderança feminina, pois só assim conseguiremos crescer e evoluir nas empresas e em sociedade!

Comentários

Artigos Relacionados

Rosário Pinto Correia, Catolica Lisbon School of Business and Economics
João Vieira da Cunha, escritor