Chamar a atenção dos líderes e gestores empresariais para devolverem à sociedade um maior sentido de altruísmo e menor sentido de egoísmo. Esta é a missão do livro de Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies Portugal, que chegou este mês às livrarias.

Do que fala
O “Leadership – The Power of Giving Back” tem como objetivo chamar a atenção dos líderes e dos gestores empresariais para a importância de devolverem à sociedade mais altruísmo e menor de egoísmo, porque, como diz o autor Pedro Afonso, é a escolha das suas ações que pode transformar vidas.

Com prefácio do presidente da república Marcelo Rebelo de Sousa, o livro conta com a colaboração da neurocientista Luísa Lopes, do professor e filósofo António de Castro Caeiro e da maestrina Joana Carneiro.  Trata-se de uma “viagem”, inacabada e imperfeita, de um líder empresarial que procurou aprender com a ajuda de três mentores de outras áreas profissionais: com as neurociências, a filosofia e a música.

“Nascemos biologicamente egoístas – tal como as empresas; lutamos pela sobrevivência – tal como as empresas. O que este livro vem trazer é a possibilidade de refletirmos sobre a necessidade de passarmos a adotar outros comportamentos, outras escolhas e novas decisões com maior altruísmo nas empresas. Não vamos ser utópicos e pensar que vamos deixar totalmente as decisões egoístas, mas podemos fazer mais escolhas que beneficiem os colaboradores, as suas famílias, os fornecedores, todos os stakeholders, a comunidade em que estamos envolvidos”, explica Pedro Afonso.

Parte das receitas do livro têm a particularidade reverter a favor de instituições, concretamente a favor da Rede de Emergência Alimentar.

Aliás, com este livro pretende-se lançar o #movimentoGivingBack em Portugal, para sensibilizar as lideranças – gestores, de forma lata – para trazerem mais sentido de altruísmo na ação da liderança, através da partilha de tempo e experiência com outras pessoas.

“Esta é uma obra de humanismo. Como é que devemos tratar a sociedade depois do lucro? O lucro é essencial nas organizações – não podemos menosprezá-lo, mas o que há depois do lucro é o que procuramos desenvolver neste livro”, reforça o autor.

Quem escreveu
Pedro Afonso é CEO da VINCI Energies Portugal desde 2019, grupo onde entrou em 2017 para liderar a Axians Portugal. Apaixonado por liderança e transformação de organizações, assume-se como um influenciador para a importância do giving back das lideranças. É orador regular em conferências sobre liderança, pessoas e futuro.

Licenciou-se em Engenharia Informática e de Computadores, com especialização em Sistemas Computacionais pelo Instituto Superior Técnico, e começou a carreira como engenheiro na Octal, Engenharia de Sistemas (INESC).  Seguiu-se a Novabase, enquanto Managing Director da Novabase IMS (Infrastructures and Managed Services) e membro da Comissão Executiva da Novabase SGPS.

Tirou um Advanced Management Program, pela Universidade Católica Portuguesa, e fez formação em Entrepreneurship for Venture Capital e Design Thinking, pela Universidade de Stanford, Califórnia. É membro do Conselho Estratégico para a Economia Digital da Confederação Industrial Portuguesa.

Temas Chave
Liderança, responsabilidade social.

Ficha Técnica
Título: Leadership – The Power of Giving Back
ISBN: 9789899783195
Edição: dezembro 2020
Editora: Lider
Edição: dezembro 2020
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 255

Comentários