A Ler: O longo caminho para a igualdade-mulheres e homens no século XXI

Um livro sobre “a igualdade de direitos e oportunidades” entre mulheres e homens que leva a mensagem ao público mais jovem, mas que os adultos também devem ler. Uma edição do iGen – Fórum Organizações para a Igualdade, em parceria com a Imprensa Nacional. A apresentação pública é amanhã.

Do que fala
Conhecidas pelos seus livros de aventuras para o público infanto-juvenil, as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada entraram no universo sobre a igualdade de género no livro que acabam de lançar. Chama-se “O longo caminho para a igualdade-mulheres e homens no século XXI”, e está dividido em duas partes: uma história de ficção (que tem como protagonista uma rapariga que quer ir para a Força Aérea) e um conjunto de dados e informações reais.

O objetivo maior é ajudar a combater preconceitos e desconstruir estereótipos de género associados às profissões, reforçando a ideia de que todas as profissões estão acessíveis a qualquer mulher e a qualquer homem e que todas as mulheres e todos os homens merecem as mesmas oportunidades de carreira, independentemente do género. Apesar de direcionado para o público mais jovem, este é um  livro que, segundo as suas autoras, os adultos também devem ler.

Publicado pelo iGen-Fórum Organizações para a Igualdade (coordenado e dinamizado pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego – CITE), em parceria com a Imprensa Nacional, este livro é um alerta para defesa da igualdade de género. As ilustrações são de Susana Carvalhinhos.

Quem escreveu
Conhecidas sobretudo pela coleção infanto-juvenil “Uma Aventura”, que escreveram em dupla, as duas escritoras têm uma obra que reúne mais de 118 livros.

Ana Maria Magalhães, 75 anos, é licenciada em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora desde 1969 de português e história no ensino preparatório e manteve uma carreira docente muito ativa (participou, por exemplo, na Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991, e, mais tarde, realizou um estudo sobre os jovens e a leitura para o Instituto de Inovação Educacional).Tornou-se escritora de livros infanto-juvenis em 1982, ano em que foi inaugurada a coleção Uma Aventura.

Isabel Alçada, 71 anos, nasceu em Lisboa, onde fez os seus estudos.  É licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa, tem um mestrado em Sociologia da Educação pela Universidade de Boston e Doutoramento em Educação e Literacia pela Universidade Nova de Lisboa. Foi técnica superior da Direção-Geral Permanente de Educação, em 1975, passando depois para o Secretariado de Reestruturação do Ensino Secundário. Em 1985 tornou-se professora-adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Foi administradora da Fundação de Serralves, de 2000 a 2004, comissária do Plano Nacional de Leitura, de 2006 a 2009, e Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional.

Temas Chave
Igualdade género, educação, sociedade.

Ficha Técnica
Título: O longo caminho para a igualdade-mulheres e homens no século XXI
Edição: março 2021
Editora: Imprensa Nacional
Idioma: português

Comentários

Artigos Relacionados