O autor dos livros “Primeiro Pergunte Porquê “e “Os líderes comem por último” acaba de publicar um novo título que fala dos jogos infinitos que acontecem nos negócios, na política ou na vida de cada um de nós.

Do que fala
Qual a diferença entre jogos finitos e infinitos? De que forma podem influenciar a mentalidade de quem está à frente de uma empresa ou organização? Ao longo dos 11 capítulos do seu novo livro, Simon Sinek mostra como um mindset infinito é indispensável para qualquer líder que pretenda deixar a sua organização ou empresa melhor do que estava quando começou a trabalhar nela.

Simon Sinek distingue dois tipos de jogos: os finitos e os infinitos. Os primeiros têm regras fixas, são disputados por jogadores conhecidos e terminam quando se atinge o objetivo (no xadrez, por exemplo, é o xeque-mate).

Já nos jogos infinitos, tal como nos negócios, na política ou na vida, as regras estão sempre a mudar, podem entrar jogadores que nem sequer conhecemos e a partida nunca acaba. E, mais importante do que as vitórias e derrotas, é continuar a jogar, salienta o autor.

Segundo Simon Sinek muitos gestores não percebem essa diferença. E lideram organizações com a mentalidade pequenina de quem está a disputar um jogo finito. Ou seja, pensam a curto prazo. Acham que o jogo termina já a seguir, querem lucros e depressa, preocupam-se apenas com os resultados trimestrais.

Neste livro, o autor lembra que quem pensa dessa forma acaba sempre por ficar para trás: na inovação, na moral ou até na performance. Porque do outro lado há quem tenha uma mentalidade focada no infinito. Como sabem que o jogo nunca acaba, guiam-se por valores mais altos. Abraçam uma causa que serve de inspiração – e que é vital para superar todos os desafios.

O Jogo Infinito fala sobre este segundo tipo de mentalidade e recorre a exemplos de empresas que perderam batalhas, mas que estão a ganhar a guerra.

Quem escreveu
Autor dos bestsellers internacionais “Primeiro Pergunte Porquê” e de “Os Líderes comem por último”, Simon Sinek assumiu como missão ensinar aos líderes e às organizações, formas diferentes de se inspirarem a si próprios e a terceiros. Ao longo do seu percurso tem ensinado quer membros do Congresso norte-americano, quer embaixadores, pequenas empresas ou grandes corporações como a Microsoft ou a 3M, e ainda estrelas de Hollywood ou dirigentes do Pentágono.

Simon Sinek tem uma forte presença online, dá palestras pelo mundo fora e é o autor da terceira TED Talk mais vista de sempre. O seu vídeo The Millennial Question teve mais de 150 milhões de visualizações.

Temas Chave
Comportamento, gestão, estratégia

Ficha Técnica
Título: O Jogo Infinito
ISBN: 9789892347240
Edição: novembro 2019
Editor: Lua de Papel
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 304

Comentários