Demonstrar como podemos salvar o capitalismo de si próprio é o mote do novo livro do economista britânico Paul Collier, nas bancas desde meados de novembro. A edição é da Dom Quixote.

Do que fala
“Um livro ambicioso e provocador”. Esta foi a forma como Bill Gates classificou o novo trabalho de Paul Collier, o livro “O futuro do capitalismo”. Nele o autor e economista inglês de renome internacional apresenta um diagnóstico das falhas do capitalismo e uma visão pragmática e realista de como o podemos reparar, de forma a diminuir as divisões económicas, sociais e culturais do mundo de hoje.

Na perspetiva do autor, o capitalismo deixou de funcionar. Ou seja, a expetativa de qualidade de vida das novas gerações é de que viverão em piores condições que os seus pais viveram; os trabalhadores receiam que as suas capacidades sejam desvalorizadas; e as populações rurais ressentem-se do crescente fosso que as afasta das grandes cidades. Nesta ótica, Paul Collier entende que o capitalismo perdeu a sua orientação moral. Em suma, é necessário reinventar o capitalismo, defende.

No livro, o autor apresenta propostas concretas que respondem as estas preocupações e anseios. Dirigido ao leitor comum, as suas ideias assentam nas pesquisas mais recentes de economistas. Collier demonstra como se podem construir identidades nacionais inclusivas apesar do enorme fluxo de migrantes; de que forma se podem redesenhar empresas com propósitos que vão além do mero lucro; como se pode tornar mais comum o trabalho com significado; e como uma emergente subclasse de famílias desestruturadas pode ser tratada através do «maternalismo social».

Quem escreveu
Paul Collier é professor em Oxford (de economia e políticas públicas na Blavatnik School of Government), exerceu as funções de diretor do departamento de pesquisa do Banco Mundial e foi consultor sénior da Comissão para África do governo liderado por Tony Blair. É considerado um dos maiores especialistas mundiais sobre o desenvolvimento de África e consultor de diversos governos, nomeadamente o alemão.

Collier é autor do livro “Os Milhões da Pobreza” e foi galardoado com o prémio Lionel Gelber, o prémio Arthur Ross Prize, atribuído pelo Council on Foreign Relations, e ainda o Prémio Corine, “The Plundered Planet, Exodus e Refuge”, escrito em coautoria com Alexander Betts.

Temas chave
Governação, economia, capitalismo

Ficha Técnica
Título: O Futuro do Capitalismo
ISBN: 9789722069076
Edição: novembro 2019
Editor: Dom Quixote
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 292

Comentários