A Ler: Economia Internacional

“Economia Internacional, Teoria e Política”, do Prémio Nobel Paul Krugman e de Marc Melitz e Maurice Obstfeld, regressa às livrarias com a 12.ª edição agora em português.

Do que fala
Escrito pelos renomados economistas norte-americanos Paul Krugman, Prémio Nobel da Economia em 2008, Maurice Obstfeld e Marc Melitz, este livro propõe uma análise dos avanços intelectuais na dinâmica área da economia mundial e mostra como o desenvolvimento da teoria do comércio internacional é tradicionalmente moldado pela necessidade de compreensão das mudanças de cenário.

Esta 12.ª edição mostra como a pandemia da Covid-19 revelou ao mundo o alto grau de conexão existente entre o movimento de pessoas, os fluxos de dados e o comércio do mundo inteiro. O choque económico global que decorreu da pandemia forçou os Governos a procurarem políticas capazes de impedir a disseminação da doença, ao mesmo tempo em que apoiavam suas economias.

De acordo com os autores, essa experiência proporcionou muitas lições, mas uma delas é a importância de uma perspetiva internacional para a análise de eventos economicamente significativos a nível mundial.

Por isso, o propósito deste livro é preparar os estudantes com ferramentas intelectuais para entenderem as consequências económicas da interdependência global. A globalização pode ser um gerador de prosperidade, mas, como qualquer máquina poderosa, pode também causar danos se não for administrada com sabedoria.

Quem escreveu
Paul Krugman, 70 anos, formou-se em Yale e doutorou-se no M.I.T, universidades onde depois foi professor, a par de Stanford. Autor de mais de 200 artigos e 27 livros, também foi membro do Conselho de Economistas na Casa Branca, entre 1982 e 1983. Krugman recebeu o Prémio Nobel de Economia em 2008 e, em fevereiro de 2012, o grau de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa. É professor de Economia na Universidade de Princeton.

Já Maurice Obstfeld, 71 anos, é professor de economia na Universidade da Califórnia, Berkeley, e anteriormente foi economista-chefe do Fundo Monetário Internacional. Também é membro não residente do Peterson Institute for International Economics. Está entre os economistas mais influentes do mundo segundo o IDEAS/RePEc. Atua como conselheiro honorário do Bank of Japan’s Institute of Monetary and Economic Studies. Entre as suas múltiplas atividades, Obstfeld é membro da Econometric Society e da Academia Americana de Artes e Ciências. Recorde-se que em 2014 juntou -se ao Conselho de Consultores Económicos da Casa Branca.

Por sua vez, o também norte-americano Marc Melitz, 55 anos, é professor de economia na Universidade de Harvard. Bacharel em matemática pelo Haverford College (1989), mestre em pesquisa operacional, pela Universidade de Maryland, College Park (1992),  mestre (1997) e doutor (2000) em economia pela Universidade de Michigan, publicou uma série de artigos altamente citados na área de economia e comércio internacional. Além de sua posição em Harvard, Melitz também é investigador no Centre for Economic Policy Research e investigador associado do National Bureau of Economic Research desde 2000. Em 2008, The Economist listou Marc Melitz como um dos oito melhores jovens economistas do mundo.

Temas-Chave
Economia, globalização, política

Ficha Técnica
ISBN: 9788582606100
Edição: fevereiro de 2023
Editora: Bookman
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 816

Comentários

Artigos Relacionados