A Ler: É ok querer ser rico

Será que o “amor ao dinheiro” é a raiz de todos os males da sociedade? Neste livro, Jason Brennan argumenta que quanto mais dinheiro se ganha, mais se faz pelos outros.
Do que fala
Em “É ok querer ser rico” Jason Brennan mostra que os moralizadores – que de dedo em riste dizem que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e que presumem que ganhar muito dinheiro implica explorar outras pessoas – fazem uma leitura ao contrário. O autor argumenta que, em geral, quanto mais dinheiro se ganha, mais se faz pelos outros, e que até um assalariado médio está a retribuir produtivamente à sociedade simplesmente por fazer o seu trabalho.
Jason Brennan procura ainda demonstrar neste livro de que forma as sociedades baseadas no dinheiro criam melhores cidadãos, mais confiáveis e mais cooperativos. Com base nos novos historiadores do capitalismo, o autor argumenta que as nações ricas se tornaram ricas devido às suas instituições saudáveis e não às suas horríveis histórias de escravidão ou colonialismo.
Ao mesmo tempo que defende que quanto mais dinheiro se tem mais se deve ajudar os outros. Brennan também observa que não nascemos com uma dívida perpétua para com a sociedade. Não só é ok tornar-se rico, como o é gostar de ser rico.
Quem escreveu
Jason Brennan tem um doutoramento em filosofia pela Universidade do Arizona, EUA, foi professor na Universidade de Brown e, atualmente, é professor associado de Estratégia, Economia, Ética e Políticas Públicas na Universidade de Georgetown.
É autor de “Compulsory Voting: For and Against”, com Lisa Hill, “Libertarianism: What Everyone Needs to Know”, “The Ethics of Voting e A Brief History of Liberty”, com David Schmidtz. A filosofia política e a ética aplicada são as suas duas principais áreas de investigação.
Temas Chave
Sociedade, Economia, Finanças,
Ficha Técnica
Título: É Ok Querer Ser Rico
ISBN: 9789897850950
Edição: novembro 2021
Editor: Gradiva
Idioma: português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 264