Opinião

A arte de delegar: porque “Give Away Your Legos” é essencial para escalar start-ups

Joaquim Costa, consultor de produto na Dengun

Escalar uma start-up não se trata apenas de contratar mais pessoas ou aumentar a receita, trata-se de evoluir como líder. Uma das lições mais contraintuitivas, mas essenciais, para fundadores e primeiros colaboradores é a importância de passar os seus Legos.

Esta analogia, popularizada pela First Round, captura uma verdade fundamental: à medida que a sua start-up cresce, as responsabilidades e projetos que antes eram seus devem ser delegados para que a empresa possa escalar de forma eficaz. Inicialmente, isso pode parecer estranho, afinal, foi você que construiu tudo! Mas agarrar-se a cada detalhe pode acabar por desacelerar toda a organização.

A dificuldade de delegar.

Nos primeiros dias, as equipas das start-ups são pequenas e todos acumulam funções. Fundadores e primeiros colaboradores estão envolvidos em tudo, desde o desenvolvimento de produto ao suporte ao cliente. Mas, à medida que a empresa cresce, estas responsabilidades precisam de ser transferidas para novos membros especializados nestas áreas.

A resistência à delegação vem muitas vezes do medo:

  • Será que vão fazer tão bem quanto eu?
  • E se eu me tornar menos essencial?
  • Como posso confiar em outros para gerir algo que eu criei?

A verdade é que fundadores e primeiros colaboradores que não aprendem a delegar tornam-se obstáculos ao crescimento. Os melhores líderes percebem que o seu trabalho não é fazer tudo, mas sim construir uma organização que funcione e prospere sem a sua microgestão.

Escalar com sucesso: a mentalidade dos Legos.

Em vez de temer a delegação, abrace-a como um sinal de sucesso. Aqui estão algumas formas de facilitar essa transição:

  1. Contrate pessoas mais inteligentes do que você.

As start-ups prosperam quando os melhores talentos são empoderados. Em vez de contratar pessoas apenas para executar tarefas, traga especialistas que possam assumir responsabilidades e melhorar os processos mais do que você jamais poderia.

  1. Redefina o seu papel constantemente.

A cada seis meses, as suas responsabilidades devem mudar. As tarefas que hoje são suas devem passar para outra pessoa amanhã, para que você possa focar-se no próximo grande desafio estratégico.

  1. Deixe de lado o perfeccionismo.

Nem tudo será feito exatamente da mesma forma que você fazia, e isso é bom. Se contratar bem, a sua equipa encontrará novas e melhores formas de executar.

  1. Reconheça quem assume novas responsabilidades.

Passar o bastão não é uma despromoção, é uma promoção para que possa trabalhar em desafios de nível mais elevado. Reconhecer e celebrar aqueles que assumem novas responsabilidades ajuda a construir uma cultura de confiança e empoderamento.

Considerações finais.

Escalar não significa apenas expandir, significa evoluir. Se quer que a sua start-up cresça, precisa de se sentir confortável com a delegação. Passar os seus Legos é o maior sinal de que a sua empresa está a amadurecer, e isso é exatamente o que deseja.

Comentários
Joaquim Costa

Joaquim Costa

Joaquim Costa é líder de produto e empreendedor em série, atualmente fundador e CEO na Battlefield Capital, com 3 exits, consultor de produto, mentor de startups e orador convidado em conferências de gestão de produto. A sua jornada no ecossistema de startups e produto começou em 2015, após uma distinta carreira militar de sete anos, marcada por missões internacionais e condecorações ao serviço da NATO e da Marinha Portuguesa, onde desempenhou funções em operações. Com uma trajetória empreendedora de mais... Ler Mais..

Artigos Relacionados

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro Portugal
Isabel Viegas, professora na Universidade Católica
Luís Madureira, partner da ÜBERBRANDS