Conheça o dispositivo de deteção de bactérias que vai representar Portugal nos eAwards

O Bactometer, um projeto desenvolvido pela start-up portuguesa COBE TECH que pretende prevenir infeções hospitalares, apurou-se para a final internacional dos eAwards em Madrid e conquistou um prémio de 10 mil euros e acesso a um programa de aceleração especializado.

A NTT Data Foundation anunciou o projeto Bactometer, da start-up COBE TECH, como o grande vencedor da 21.ª edição dos eAwards Portugal, uma iniciativa que tem como objetivo estimular empreendedores e empresários a dar vida ou um impulso aos seus projetos.

Ao vencer a final nacional, a start-up portuguesa assegurou um prémio de 10 mil euros, um programa de aceleração especializado e a presença na final dos eAwards Global, que vai decorrer em Madrid entre os dias 24 e 26 de outubro de 2022, na qual será atribuído um prémio de 60 mil euros ao vencedor.

Candidata à categoria de saúde, o Bactometer apresentou um projeto destinado a prevenir infeções hospitalares através de um dispositivo inteligente para deteção precoce de bactérias multirresistentes. Trata-se do primeiro sistema magnético point-of-care para deteção qualitativa, rápida (em menos de 1 hora) e de baixo custo de agentes patogénicos, com elevada sensibilidade e especificidade, explica a NTT Data Foundation em comunicado.

Diogo Caetano, CEO da COBE TECH, afirma estar “muito orgulhoso deste prémio, acima de tudo, porque nos vai permitir aprofundar o desenvolvimento do nosso dispositivo inteligente, de combate à pandemia silenciosa das bactérias multirresistentes. Uma realidade, que se estima provocar 4,5 milhões de infeções hospitalares, todos os anos na Europa e que poderá provocar 10 milhões de mortes a nível global, até 2050, o que demonstra a importância de se desenvolverem este tipo de soluções tecnológicas”.

Tiago Barroso, CEO da NTT DATA Portugal, acrescenta que “na NTT DATA acreditamos que a tecnologia pode mudar o mundo para melhor e, para que tal aconteça, temos de dar condições e espaço para que os empreendedores consigam colocar as suas ideias inovadoras, e de base tecnológica, ao serviço da sociedade e do planeta. Os eAwards são uma plataforma para que essas ideias ganhem vida ou um novo impulso, por isso, desempenham um papel fundamental na nossa estratégia de sustentabilidade e é muito gratificante constatar que a qualidade dos projetos que chegam a estas finais melhora a cada ano que passa, o que significa que estamos na direção certa”.

O prémio atribuído vai permitir ao vencedor consolidar o plano de negócios e otimizar o protótipo que será apresentado na final internacional, que vai decorrer no âmbito da NTT DATA talent week. Será uma semana dedicada à promoção do empreendedorismo e do networking, composta por seminários e conferências e que reúne anualmente o ecossistema de inovação da NTT DATA Foundation.

Para além do prémio em disputa, os 15 projetos vencedores de cada país participante – Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, DACH – Alemanha, Áustria e Suíça -, Espanha, Holanda, Itália, México, Perú, Portugal, Reino Unido e Roménia –, terão a oportunidade de reunir com investidores e mentores, assim como conhecer as melhores práticas dos seus pares.

Comentários

Artigos Relacionados