Programa de aceleração Newton procura projetos turísticos disruptivos
Está a decorrer até 15 de julho a fase de candidaturas da 3.ª edição do Newton – New Tourism Opportunities Network. O programa decorre de 24 de setembro a 4 de dezembro.
Estimular a inovação e o empreendedorismo no setor do turismo da Região Centro, através de novos produtos/serviços e a criação de start-ups é o objetivo da 3.ª edição do programa de aceleração Newton (New Tourism Opportunities Network).
A iniciativa promovida pela RIERC – Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro, em parceria com o Turismo de Portugal e o Turismo Centro Portugal, já iniciou a fase de inscrições, em curso até dia 15 de julho (próxima segunda feira).
Podem candidatar-se pessoas singulares, sem empresa criada, individualmente ou em grupo, que pretendam lançar uma iniciativa na área do turismo; empresas criadas há menos de dois anos, em fase de entrada no mercado ou com menos de cinco anos, desde que pretendam lançar um novo produto ou serviço na área do turismo.
O regulamento define que os critérios de avaliação e de seleção das candidaturas terão em consideração aspetos como inovação (40%); potencial de crescimento/internacionalização (10%); viabilidade técnica (20%); viabilidade financeira (20%); competências e complementaridade da equipa (10%).
O processo de seleção dará prioridade a projetos das áreas de mobilidade e consumo sustentável; experiência contínua e integrada, ao longo do ciclo de viagem do turista; segmentação e personalização das estratégias digitais das empresas e dos destinos; otimização das operações de negócio das empresas ao nível da gestão e comercialização; valorização dos ativos estratégicos definidos na Estratégia Turismo 2027.
No final do programa será realizada uma sessão de apresentação pública das ideias dos candidatos – no Demo Day, previsto para 4 de dezembro – a investidores e instituições ligadas ao turismo.
Quantos aos prémios a atribuir nesta 3.ª edição, os participantes terão acesso a um prémio até 2.500 euros para realizar um protótipo ou testes de mercado, que será monitorizado pela RIERC e as suas incubadoras; prémios finais até 5 mil euros em serviços, atribuídos aos melhores projetos selecionados durante o Demo Day Final. Além disso, todos os participantes receberão um Certificado de Participação no programa de aceleração Newton.